» Casa » Design e Decoração Interior » Como aplicar papel de arroz no bolo

Como aplicar papel de arroz no bolo

Galeria
Como aplicar papel de arroz no bolo

O papel de arroz é muito utilizado na confeitaria para personalização de bolos. Além de dar um toque especial, no papel de arroz temos a possibilidade de inserir fotos, desenhos e muitos outros elementos que deixam o bolo com uma aparência única e que dá um charme a uma festa de aniversário, casamento ou outra ocasião especial.

Mas é importante saber aplicar corretamente o papel de arroz sobre o bolo para que nada dê errado. Como é uma folha muito frágil, pode não admitir a recolocação, caso você a aplique no lugar errado. Existem diversas marcas de fabricantes deste papel no mercado.

Algumas o vendem com figuras padronizadas, como temas de festas infantis, outros fabricantes produzem o papel personalizado, onde é possível inserir a imagem que você quiser, abrindo inúmeras possibilidades para a sua imaginação.

Para saber como aplicar corretamente o papel de arroz em seu bolo, siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Folhas de Papel de Arroz
  • Um pincel macio
  • Gel de Confeiteiro (ou gel de brilho)
  1. 1

    No momento de confeitar o bolo deixe a superfície onde o papel será aplicado bem lisa, evitando falhas e/ou partes mais altas ou mais baixas para que o papel fique bem esticado sobre o bolo.

  2. 2

    Antes de aplicar o papel sobre o bolo é necessário aplicar uma fina camada de gel de confeiteiro (ou gel de brilho) que pode ser diretamente sobre o bolo ou no lado inverso a impressão no papel de arroz. Utilize uma espátula de plástico para espalhar o gel e tome muito cuidado para não rasgá-lo. Não demore muito tempo para passar o gel, pois como o papel absorve a umidade do gel, em apenas alguns segundos ele poderá ficar muito mole para poder ser aplicado no bolo, ficando inutilizável.

  3. 3

    Logo após a aplicação do gel, seque bem as suas mãos e aplique cuidadosamente o papel sobre o bolo. Caso fique um pouco enrugado basta pressionar com leveza o papel sempre no sentido do centro para as bordas. Faça isto com muito cuidado para não rasga-lo. Retire eventuais bolhas de ar que possam ter ficado com o auxílio de um alfinete, basta espetar a bolha e pressionar com leveza o local para retirar todo o ar.

  4. 4

    Quando o papel estiver bem esticado passe mais uma camada de gel de brilho por cima do papel com o auxílio de um pincel macio. Tenha cuidado para não borrar a impressão e para não retirar o papel do lugar. Não é obrigatório o uso do gel por cima do papel, porém é uma boa opção para realçar as cores e deixar o bolo mais bonito.

  5. 5

    Logo após a aplicação do papel, termine de confeitar o bolo cobrindo as bordas do papel com chantili ou outros ingredientes a sua escolha.

Dicas e AVISOS
  • Se você estiver usando um papel mais fino talvez não seja necessário o uso do gel de brilho para colá-lo no bolo, se o mesmo for de chantili, por exemplo, basta colocar o papel sobre o bolo e deixar que a umidade do chantili faça com que o papel fique grudado nele.
  • Mantenha as suas mãos sempre secas e limpas ao manusear o papel de arroz, como ele é muito frágil pode rasgar com muita facilidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus