» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como aplicar uma injeção

Como aplicar uma injeção

Galeria
Como aplicar uma injeção

A aplicação de uma injeção deve ser realizada por um profissional de saúde. No entanto, muitas vezes tal não é possivel e é necessário que você aplique uma injeção em si mesmo ou num familiar, amigo ou vizinho. Para isso, existem alguns conhecimentos básicos que você deve possuir, pois com a saúde não se brinca e podem ser cometidos erros pequenos mas fatais! Nesse artigo, vamos dar informações sobre cada passo necessário, e sobre cada tipo de aplicação de injeção. Adquira o material necessário e leia esse artigo, ficando a par de tudo o que é necessário fazer para aplicar uma injeção!

Instruções
  1. 1

    Preparação da aplicação da injeção:

    Identifique o medicamento a ser aplicado. Verifique se está corretamente indicado na receita prescrita pelo médico do paciente.
    Realize a total lavagem das mãos e antebraço com água e sabão líquido. Seque com toalha de papel e passe anti-séptico (gel desinfetante ou álcool a 70 graus por exemplo). Faça também anti-sépsia do gargalo do invólucro do medicamento.
    Abra agora a embalagem que contém a seringa pelo lado do êmbolo. Conecte a agulha e verifique se fica corretamente travada. Tire agora a proteção da agulha e aspire o medicamento do seu invólucro. Coloque de novo a proteção da agulha, retire o ar da seringa e troque a agulha, descartando a primeira.
    Faça a anti-sépsia do local onde vai aplicar a injeção, utilizando um algodão e álcool a 70 graus.



  2. 2

    Aplicação subcutânea:

    A aplicação deste tipo de injeção realiza-se entre a pele e o músculo do paciente. Alguns exemplos são algumas vacinas e injeções de insulina. Pode ser aplicada ao redor do umbigo, nos braços na parte posterior, nas coxas laterais e anterior externa e nas nádegas também.

    Faça uma prega da pele com a mão livre. Introduza a seringa com a outra mão na prega, rapidamente e formando um ângulo reto, de 90 graus. Aspire um pouco e verifique se não atingiu algum vaso. Injete agora o líquido, bem devagarinho e depois retire a agulha com ajuda de um algodão.

    Nota: no caso de insulina ou outras injeções muito frequentes, evite aplicar sempre no mesmo local para que a pele não fique com lesões como depressões e endurecimentos.

  3. 3

    Aplicação intradérmica:

    Este tipo de injeção aplica-se entre a epiderme e a derme e normalmente são vacinas de teste a alergênios. É geralmente aplicada no antebraço. No caso único dessa aplicação não se realiza anti-sépsia do local.

    Estique a pele do antebraço do paciente com os dedos da mão livre e introduza a agulha quase paralelamente ao braço, num ângulo de 15 graus, e com o bisel da agulha virado para cima. Aspire como anteriormente, verificando se nenhum vaso foi atingido e injete o líquido bem devagar. Retire a água com a ajuda do algodão e veja a formação da pápula na pele.

  4. 4

    Apicação intramuscular:

    Este tipo de injeção é aplicada diretamente no músculo.

    Aplicação no músculo deltóide (face lateral do braço, 3 dedos abaixo do ombro):
    Fazer a aplicação apenas se não houver lesões no local. Fazer anti-sepsia com algodão e álcool a 70 graus, e segurar o músculo com a mão livre.
    Introduza a agulha no músculo, de forma firme e rápida, em ângulo reto, fazendo 90 graus. Verifique, como nos passos anteriores se existe refluxo de sangue. Injete bem devagar o medicamento e retire a agulha de forma firme e rápida com a ajuda do algodão.

    Aplicação na nádega (quadrante superior externo do glúteo):
    Proceda da mesma forma que no caso anterior. Não injete mais de 5 ml, se necessário aplicar duas injeções em locais diferentes.

    Aplicação na coxa (parte anterior lateral):
    Deve ser feita a aplicação no meio da cox, onde tem mais massa muscular.
    Se a pessoa for obesa ou com músculos desenvolvidos aplique a agulha em ângulo reto, a 90 graus. No caso de pessoas magras ou crianças, incline a agulha na direção do joelho, de cima para baixo.

    Aplicação na coxa (parte externa lateral):
    Proceder da mesma forma, com a agulha inclinada na direção do joelho.

  5. 5

    Aplicação endovenosa:

    Essa aplicação é feita diretamente na veia, de modo a ser obtido um rápido efeito do medicamento.

    Para veias do braço:
    Depois da anti-sépsia em si e no local da aplicação, colocar o garrote a 4 dedos da zona onde vai ser injetado o medicamento. Depois de localizar a veia, estique a pele com os dedos da mão livre e introduza a agulha com o bisel virado para cima. Observe o refluxo, e se existir, retire o garrote e injete o medicamento devagar, observando todo o procedimento, para verificar alguma alteração no local. Retire a agulha e faça pressão no local com o algodão. Peça ao paciente para continuar segurando o algodão.


Dicas e AVISOS
  • Verifique se possui as agulhas corretas para cada caso
  • Em caso de qualquer dúvida, contate um profissional de saúde.
Comentários
blog comments powered by Disqus