» Casa » Como aplicar vacinas

Como aplicar vacinas

Galeria
Como aplicar vacinas

As vacinas são substâncias compostas por batérias ou vírus vivos atenuados ou mortos que, ao serem introduzidos no organismo da pessoa, geram uma resposta imunitária semelhante à que ocorreria no caso de infeção real, havendo produção de anticorpos que tornam a pessoa resistente ou imune às doenças que esses organismos patogénicos causam.
No Brasil, as primeiras imunizações ocorreram em 1960, através da vacinação contra a poliomielite. Desde que se iniciou a administração de vacinas, tem havido diminuição do número de pessoas afetadas por doenças e a varíola foi até mesmo erradicada.
Atualmente, existe o Programa Nacional de Imunização (PNI), que tem como objetivo erradicar ou diminuir a prevalência de doenças como a poliomielite, hepatite B, sarampo, rubéola, tétano, caxumba, entre outras doenças. As vacinas do PNI são administradas gratuitamente em qualquer posto de vacinação das unidades de saúde das Secretárias Municipais e Estaduais de Saúde.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para ensinar vacinas, é importante que se saiba que as vacinas são um método seguro e eficaz de prevenção de doenças. Graças às vacinas, doenças como a varíola foram erradicadas, e outras doenças têm vindo a diminuir sua prevalência.

  2. 2

    Você deverá conhecer as vacinas recomendadas à população e que fazem parte do PNI: BCG (protege contra a tuberculose), Hepatite B, DTP Hib (vacina contra o tétano, difteria. coqueloche e meningite), VOP (contra a poliomielite), VORH (contra diarreia por rotavírus), pneumocócica 10 (contra a pneumonia, otite e meningite), meningocócica, febre amarela, SCR (contra o sarampo, caxumba e rubéola), dT (tétano e difteria), Influenza Sazonal (contra a gripe sazonal) e Pneumocócica 23.

  3. 3

    Deverá também conhecer os calendários de vacinação:

    Calendário Básico de Vacinação da Criança (dos 0 aos 10 anos)

  4. 4

    Calendário de vacinação do adolescente (dos 11 aos 19 anos).

  5. 5

    Calendário de vacinação do adulto e do idoso (a partir dos 20 anos)

  6. 6

    Deverá saber que para administrar vacinas, você pode usar a via intramuscular (quando a vacina é administrada no músculo) ou subcutânea (quando a vacina é administrada na gordura). Na via intramuscular, você faz um ângulo reto (a 90º) com a agulha, para se certificar de que é atingido o músculo.

  7. 7

    Na via subcutânea, você inclina ligeiramente a agulha, para se certificar de que é atingido a camada subcutânea da pessoa.

  8. 8

    No final da administração, você deve aconselhar a pessoa a colocar gelo no local da picada da vacina. O gelo ajudará a diminuir o inchaço, a dor e o desconforto causado pela administração da vacina.

Comentários
blog comments powered by Disqus