» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como aposentar por invalidez

Como aposentar por invalidez

Galeria
Como aposentar por invalidez

A invalidez ocorre quando uma pessoa não pode mais trabalhar por conta de algum acidente ocorrido ou até mesmo alguma doença que tenha sido adquirida ao longo de suas jornadas de trabalho.

Para que essas pessoas não sejam prejudicadas a Previdência Social (INSS – Instituo Nacional do Seguro Social) paga a o benefício da aposentadoria para todos aqueles que não poderão mais exercer suas funções em busca do seu sustento.

Caso você se enquadre nesse tipo de aposentadoria, saiba que antes de ser atestado para receber esse benéfico, você deverá se submeter a uma perícia que será proposta pelo INSS. Essa perícia fará o laudo informando os motivos pelos quais você não pode mais exercer a sua função.

Qualquer que seja o laudo, a cada dois anos, você deverá se submeter novamente a outras perícias para que comprove ao INSS que você permanece “inválido” e sem condições de retornar ao mercado de trabalho. A perícia a cada dois anos é obrigatória e é ela quem respaudará se você deve continuar recebendo o benefício.

Caso você não compareça à Previdência social para realizar a perícia seu benefício será suspenso. Durante a perícia, caso seja atestado que você já possui condições o suficiente para retornar ao trabalho, o pagamento será suspenso e você será orientado a retornar com as suas atividades.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para ter direito ao benefício é essencial que você esteja filiado à Previdência Social, ou seja, se você é um contribuinte autônomo ou facultativo, também terá direito a receber por invalidez, desde que esteja efetuando o pagamento corretamente de acordo com a carência exigida.

  2. 2

    A carência exige um período de 12 meses (um ano) de contribuições para os casos de doenças adquiridas, para os casos de acidente essa carência será retirada, mas não se esqueça que a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) somente será paga para aqueles que forem contribuintes filiados à Previdência Social.

  3. 3

    Você poderá solicitar a aposentadoria de acordo com o ocorrido, ela poderá ser por invalidez (esses casos normalmente são por conta de doenças), ou também por conta de acidentes ocorridos. O empregado deverá solicitar junto à Previdência social os requerimentos necessários.

  4. 4

    Desse modo fique atento quanto às documentações, por ser um processo burocrático você deverá levar toda a documentação exigida para ter acesso ao benefício. Acesse o site e busque mais informações referente à documentação necessária.

Comentários
blog comments powered by Disqus