» Hobby » Artes e Entretenimento » Como aprender a cantar

Como aprender a cantar

Galeria
Como aprender a cantar

Aprender a cantar é abrir caminho para uma nova oportunidade, uma nova chance de descobrir um talento ou habilidade pessoal que ainda não conhecíamos.
Existem diversas modalidades de canto e várias maneiras de se aprender a cantar. Dentre as modalidades estão canto lírico, o canto coral e o canto popular. O canto lírico é baseado em um conjunto de técnicas vocais e respiratórias que tem como principal repertório músicas eruditas. Já o canto coral tem composições especificas para serem cantadas por um grupo de pessoas, onde diversos timbres de voz são arranjados para que se harmonizem entre si e produzam o efeito esperado. Quanto ao canto popular está diretamente ligado a música popular, e abrange um estilo amplo de voz musical e estilo, sendo a técnica mais fácil de se aprender.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Para aprender a cantar será necessário saber entoar o som, controlar a respiração, inclusive com o uso do diafragma, ter boa articulação e fazer o som ressoar em nossa caixa vocal.
  1. 1

    Aprendendo o controle do diafragma: Sente-se de forma ereta, inspire pelo nariz, deixando expandir o abdômen mas não estufando o peito; expire logo em seguida pela boca suavemente, contraindo o abdômen. Repita 15 vezes seguidas, todos os dias.

  2. 2

    Descobrindo a voz: Utilize um instrumento musical para auxiliá-lo neste passo. Vá passando cada nota e tentando alcançar o tom, repita o processo novamente, e veja em qual tom você se sente mais confortável, não force sua voz para não machucar as cordas vocais.

  3. 3

    Escolha músicas que se enquadrem no seu tom de voz e solte- a.

  4. 4

    Além do timbre é importante que ao cantar toda a emoção da música seja passada aos ouvintes, é um dos requisitos básicos para o sucesso.

  5. 5

    Por último, pratique todos os dias, desde os exercícios de respiração até as músicas para a formação de seu repertório.

Dicas e AVISOS
  • A boca é uma importante ferramenta na hora do canto, um exercício indicado para relaxar a boca é fazer mastigações com a boca fechada e depois aberta, fazendo caretas.
  • Não force sua voz de forma que se torne desconfortável cantar, uma lesão nas cordas vocais pode ser grave e lhe impossibilitar de cantar novamente, procure sempre a sua zona de conforto ao escolher uma música para seu repertório.
  • A letra da música é muito importante para a canção popular, portanto é importante que o cantor se identifique com a mensagem para que possa transmitir ao público através da música.
Comentários
blog comments powered by Disqus