» Hobby » Como Aprender a Desenhar Rostos

Como Aprender a Desenhar Rostos

Galeria
como desenhar

Sem dúvidas o desenho de um rosto exige muito esforço e concentração, mas também existe uma gama de truques e “manhas” para agilizar o processo. Hoje vamos aprender os caminhos de como desenhar rostos. Lembre-se que o resultado do seu trabalho será equivalente ao seu esforço, ou seja, se seu esforço for fraco, o desenho será fraco, por sua vez, se for impressionante, o desenho também o será.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Vamos começar pelos materiais. Precisaremos de papel, lápis e/ou lapiseira (lembre-se que o lápis tem tons mais escuros e pode marcar seu papel, já a lapiseira foge um pouco dessa regra), borracha e paciência.

    Primeiramente todos os desenhos são baseados em estruturas, assim como uma casa precisa de alicerce para se manter em pé, um desenho necessita de estruturas para ser construído. No geral essas estruturas são constituídas de linhas retas, e formas geométricas, claro que ao fim do processo não serão apenas linhas, mas sim o desenho inteiro. É importante lembrar que isso será apenas o rascunho.

    Então para fazer nosso primeiro desenho vamos rascunhar as proporções espaciais da cabeça, isso seria como rascunhar um circulo em 3D, como na figura 1 da imagem. Após rascunhar a noção espacial da cabeça vamos traçar um “T” no centro da circunferência e para baixo. Esse será o centro do rosto. Em seguida criamos a forma do rosto, note que ele está em uma posição de semi-perfil, essa é sem duvida uma das posições mais difíceis de se retratar alguém. Após rascunhar o formato do rosto use a linha horizontal de nosso “T” e faça os olhos, com base nesses olhos e sem deixar de lado as proporções do rosto humano faça o nariz e a boca. Lembre-se que as orelhas seguem as linhas dos olhos. Por fim o cabelo e o pescoço.

  2. 2

    O segundo exemplo segue a mesmo processo, ou seja, começamos rascunhando a noção espacial da cabeça, em seguida encontramos os centros da figura, traços do formato da cabeça para por fim fazer detalhes como olhos, nariz, boca, orelhas, cabelos e pescoço.

  3. 3

    A parte mais importante e que com certeza faz um desenho parecer real ou não é o sombreamento. Para sombrear um desenho você deve imaginar aonde está o foco de luz da imagem (algumas pessoas até desenhar um pequeno sol para não se esquecerem) e a partir desse ponto basear as sombras e luzes, assim o lado de onde vem a luz temos claro, e o oposto escuro.

Comentários
blog comments powered by Disqus