» Hobby » Carros » Como aprender a dirigir

Como aprender a dirigir

Galeria
Como aprender a dirigir

Dirigir um carro pode parecer fácil para quem olha, mas apesar de ser um sistema simples, dirigir um carro requer um certo conhecimento. Não importa o modelo do carro, todos tem o mesmo sistema básico, havendo apenas algumas pequenas diferenças. Alguns carros podem ter mais ou menos itens em cada modelo, o tamanho que difere de modelo para modelo de carro e alguns outros detalhes. O sistema será sempre o mesmo.

Instruções
  1. 1

    Procure uma autoescola devidamente cadastrada e regular. A categoria da carta para permissão de dirigir carros será a categoria B. No primeiro momento, serão realizados exames psicológicos para avaliar o grau em que o futuro motorista está. Esse exame pode eliminar o candidato caso não atinja a pontuação mínima necessária.
    Depois de fazer as aulas teóricas na própria autoescola, você terá conhecimento sobre as regras de trânsito e sinalização, serão apresentadas todas as placas que são vistas nas ruas e sinais que um guarda de trânsito pode fazer. Obtendo o aproveitamento mínimo necessário no curso, você já pode agendar a sua prova oficial aplicada pelos órgãos competentes. Essa é uma prova escrita e eliminatória. Serão várias questões de tudo que foi visto no curso teórico. Atingindo a nota mínima, o aluno já pode marcar as aulas na autoescola.

  2. 2

    Algumas autoescolas têm mais de um modelo de carro e outras apenas um. Independente do modelo escolhido, a técnica será sempre a mesma. A primeira lição será aprender a andar para frente, para isso, você deverá apertar a embreagem até o final e mudar o câmbio do ponto morto para primeira marcha. Solte aos poucos a embreagem e comece a acelerar pisando no primeiro pedal da direita. O carro irá andar para frente e a partir daí, é só usar o volante para direcionar o automóvel para desviar ou fazer curvas.

  3. 3

    As aulas práticas totalizam 14 aulas diurnas e outras 4 noturnas. Em todas as aulas, o aluno conduz o veículo acompanhado de um instrutor devidamente habilitado. Ele ensinará as manobras básicas para conduzir o veículo em diversas situações. Após essas 20 aulas práticas, o aluno estará apto para marcar o exame prático junto ao órgão competente. Esse exame avaliará a capacidade do candidato em realizar um percurso de, em média, um quarteirão, estacionar, passar por lombadas e parar antes do cruzamento sempre respeitando a sinalização local. Ao final do percurso, o candidato deverá fazer uma baliza sem derrubar nenhuma marcação ou subir na calçada. Finalizado o exame, o resultado demora, em geral, uma semana para ser anunciado.

Comentários
blog comments powered by Disqus