» Hobby » Carros » Como aprender a dirigir passo a passo

Como aprender a dirigir passo a passo

Galeria
Como aprender a dirigir passo a passo

Dirigir automóveis é uma atividade comum praticada por muitas pessoas. A facilidade de locomoção, além dos designs dos modelos, faz com que os carros sejam objetos de desejo para muita gente. No Brasil a liberação de dirigir automóveis ocorre quando o individuo completa 18 anos e consegue a carteira nacional de habilitação (CNH).

Embora seja uma atividade simples de ser realizada, inúmeras pessoas não conseguem dirigir. Seja por medo, traumas anteriores ou qualquer outro motivo, mesmo pessoas habilitadas não conseguem dirigir e entram em pânico só de se imaginar ao volante de um veiculo.

Mas a prática é fundamental para que se consiga dirigir com eficiência e sem medos. Quanto mais tempo de direção se tem, mais habilidade terá o motorista em conduzir o veiculo e lidará melhor com as situações corriqueiras do trânsito de automóveis.

O local escolhido para os treinamentos ao volante é importante. Ruas calmas, sem inclinações, sem movimentação de carros e pedestres, são o ideal para os primeiros passos para quem deseja aprender e evoluir ao volante.

Tanto os habilitados que não conseguem dirigir por medo, quanto os candidatos a novos motoristas devem seguir algumas regras básicas de como se dirige um automóvel com eficiência.

Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para um candidato a motorista é se inscrever em alguma auto-escola credenciada para que o ensinamento da pratica de dirigir automóveis seja feito por profissional qualificado.

  2. 2

    Antes de começar a dirigir o motorista deve fazer a regulagem do automóvel. É importante ajustar o banco para a altura da pessoa, arrumar os espelhos retrovisores, checar as condições dos pneus e verificar a quantidade de combustível disponível.

  3. 3

    Com o automóvel regulado o motorista deve inicialmente colocar o cinto de segurança, observar se o cambio está na posição neutra (ponto morto) e girar a chave para ligar o veiculo. O freio de mão deve ser abaixado e depois a 1ª marcha deve ser engatada. Para isso o motorista deve pisar na embreagem que é o pedal da esquerda até o final e depois ir soltando lentamente ao mesmo tempo em que vai pisando no pedal do acelerador para que o veículo se mova para frente.

    Com o carro ganhando velocidade as marchas devem ser trocadas seguindo sempre a dica do uso da embreagem nas trocas de marchas. Para andar para trás é necessário o uso da marcha a ré. Na hora de parar é necessário que se pise no pedal do freio, que é o pedal que fica no meio dos três pedais de um carro. Quando for estacionar, volte para a posição inicial neutra da marcha e acione o freio de mão.

Dicas e AVISOS
  • Os veículos automáticos fazem a troca de marchas pelo motorista, portanto só contam com dois pedais, sendo um o acelerador e outro o freio.
  • As sinalizações de trânsito devem sempre ser respeitadas pelos motoristas.
  • Sempre que for virar ou fazer uma movimentação de troca de pistas deve se utilizar a seta do veiculo.
Comentários
blog comments powered by Disqus