» Hobby » Como Aprender a Escrever Bem

Como Aprender a Escrever Bem

Galeria
Como aprender a escrever bem

Todos podem escrever, mas escrever bem é para poucos. É preciso ter vontade e muita prática para produzir uma boa redação.
Colocar as palavras do jeito certo, desenvolver um enredo interessante e atrair a atenção do leitor são objetivos de um escritor profissional ou de quem busca escrever de uma maneira satisfatória.
Veja algumas dicas de como aprender a escrever bem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de começar, você deve esquecer essa idéia de que somente escritores com talento é que podem escrever. Qualquer pessoa que se interesse em desenvolver a arte da escrita poderá atingir um excelente grau de qualidade.
    Um texto sempre deve ser breve e simples. Não complique demais, não use palavras difíceis e nem invente idéias complexas que poderão confundir o seu leitor.
    Palavras rebuscadas tendem a espantar o leitor, fazendo o desistir da leitura, por isso construa frases simples que poderão ser facilmente entendidas.
    Quando escrever, faça com que cada palavra tenha a sua importância.

  2. 2

    Tenha muito cuidado e atenção com o primeiro parágrafo. Ele é o responsável por fisgar a atenção do leitor. Desta forma, é imprescindível que ele seja atraente. Trabalhe bastante no primeiro parágrafo, mas não se esqueça do restante do texto.
    Para que seu texto não fique entediante ou muito difícil, desenvolva uma idéia em cada sentença. Coloque lógica ao montar as sentenças, não mude o tom do texto e nem a linguagem.
    Ao terminar de escrever, leia em voz alta. Assim você irá localizar os erros com mais facilidade. Lendo o seu texto, também poderá ser possível reescrever certas partes que não estejam soando de forma harmônica.
    Reescreva quantas vezes forem necessárias até que você não encontre mais nenhum erro.

  3. 3

    Não abuse dos adjetivos e advérbios, se for possível, deixe-os de fora. Eles denotam juízo sobre determinada coisa e acabam por destoar o texto. O texto tem a missão de informar e não de opinar.
    Seja direto e objetivo em sua escrita. Não diga algo simples com muitas palavras. Não encha o texto com frases desnecessárias. Se atenha ao tema e siga com a missão de encontrá-lo.
    Nada mais desagradável do que um texto que fica rodopiando e não chega a lugar algum. Por isso você deve sempre se ater ao tema e ser direto nas palavras.
    Para não deixar o seu leitor entediado, intercale frases curtas com frases longas. Faça uma sentença bem forte, chamando atenção do leitor, logo em seguida, coloque uma sentença fácil para dar leveza ao texto.

Comentários
blog comments powered by Disqus