» Tecnologia » Software » Como aprender a escrever o alfabeto

Como aprender a escrever o alfabeto

Galeria
Como aprender a escrever o alfabeto

O alfabeto antes era composto por 23 letras, sempre havia um impasse na escola alguns professores diziam para considerarmos as letras internacionais K,Y,W como do alfabeto outros as eliminavam, bom agora com a nova regra gramatical as letras consideradas estrangeiras compõem o alfabeto totalizando 26 letras.
O alfabeto é composto por 5 vogais (A,E,I,O,U) e 21 consoantes(B,C,D,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,X,Y,W,Z)

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Caderno caligrafia
  • borracha
  • lápis
  1. 1

    Alfabeto em :

    Letras maiúsculas – A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,X,Y,W,Z.
    Letras minúsculas - a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,x,y,w,z.

    Um método recomendado para aprender o alfabeto, seria a memorização das letras vogais (A,E,I,O,U), procure praticar o alfabeto tanto em letra bastão, quanto em letras de mão maiúsculas e minúsculas, para ambos os casos recomendo o uso do caderno de caligrafia que auxilia na coordenação motora fazendo com que suas letras adquiram um tamanho proporcional.
    Uma página completa desta sequência é suficiente, próximo passo é preencher uma página com as consoantes do alfabeto: B,C,D,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,X,Y,W,Z
    Ao escrever o alfabeto procure ler mentalmente cada uma das letras isso facilita a memorização do alfabeto.
    Dado estes dois exercícios pratique agora o alfabeto completo : A,B,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,V,X,Y,W,Z.
    Durante a prática alterne entre vogais e consoantes, maiúsculas e minúsculas pelo menos uma página do caderno para cada tipo.
    Quando memorizadas todas as letras escreva o alfabeto completo utilizando os 4 tipos citados anteriormente:
    Letras bastão – maiúsculas e minúsculas;
    Letras de mão – maiúsculas e minúsculas.


    Aqui expus apenas o alfabeto em letras bastão (letras de forma), na imagem anexada ao artigo escrevi com letras de mão tanto o alfabeto em letras minúsculas e maiúsculas.

    Tudo que se pratica deve ser feito com perseverança e atenção pratique as letras cada uma a seu ritmo, há letras que muitas vezes pelo fato do praticante não ser alfabetizado existir uma certa dificuldade quanto a coordenação motora, letras de mão como: b,g,j,k,m,n,o,p,q,s,v,x,y,w,z devem ser praticadas um número maior de vezes.
    Estes são apenas exemplos de letras que maior parte das crianças quando iniciam seu aprendizado em alfabetização possuem maior dificuldade em escrever com letra de mão. Cada pessoa tem o seu grau de dificuldade.
    Aos praticantes que tem pouco tempo de alfabetização ou que ainda não possuem nenhum contato com o alfabeto e percebe que tem uma certa dificuldade para execução dos exercícios, sugiro que solicite o acompanhamento de alguém já alfabetizado ou até mesmo um professor para que possa dar instruções isso de certa forma acrescenta autoconfiança ao aprendiz e faça com que ele desenvolva a habilidade da escrita de forma mais rápida do que tentando aprender sozinho.
    Existem organizações de bairro que alfabetizam tantos jovens como adultos (EJA- Ensino Jovens Adultos) e com o avanço da Internet há diversos sites sobre o assunto.

Comentários
blog comments powered by Disqus