» Hobby » Cultura e Sociedade » Como aprender a ler

Como aprender a ler

Galeria
Como aprender a ler

Atualmente muitas pessoas no Brasil e no mundo ainda não sabem ler. As regiões geralmente afetadas são cidades afastadas da urbanização e com poucos recursos. Mas essa realidade pode mudar com a ajuda de todos. Alfabetizar não exige experiência, somente saber ler e escrever. Ensinar alguém a ler não depende da idade da pessoa, tanto adultos quanto crianças podem aprender o quanto antes a arte de ler e se aventurar em livros. Saiba agora como ajudar e ensinar outras pessoas a lerem e auxilie essa porcentagem que ainda não conhece o prazer da leitura.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para quem quer aprender a ler é o conhecimento do alfabeto. A pessoa precisa conhecer todas as letras que compõe o alfabeto brasileiro e seus respectivos sons. Assim que a pessoa, seja ela criança ou adulto, se familiarizar com o alfabeto incentive a formação de palavras. Ler é bem mais fácil do que escrever, mas para ter um processo de aprendizado adequado é necessário saber montar algumas palavras. Comece com palavras pequenas e com sons fáceis. O mais recomendado são palavras com duas silabas e no máximo quatro letras. Forme diversas palavras e leia todas, em voz alto para sincronizar o som de cada junção de palavras.

  2. 2

    Assim que começar a ler pequenas palavras, forme palavras maiores com até seis letras e com um grau de dificuldade um pouco maior. Continue formado as palavras e lendo cada um delas, assim que conseguir ler com mais facilidade comece a formar frases curtas. As frases vão ajudar no treino da leitura, pois serão uma junção de palavras que devem fazer algum sentido. Assim que conseguir ler as frases comece a ler livros infantis. Não importa a idade do aluno, pois os livros infantis têm frases mais curtas e simples e ajudam a pessoa a ter sucesso na leitura, conseguindo entender aquele código de letras que formam as palavras. Com treino e força de vontade o aluno já poderá ler frases inteiras sem pausas. Com o tempo jornais e revistas serão materiais de estudo.

  3. 3

    É importante para ajudar no incentivo à leitura que a pessoa procure temas que lhe agrade. Assim ele terá mais força de vontade para ler e conhecer mais sobre o assunto. Não force e nem cobre resultados a curto prazo. A leitura é algo que leva tempo e esse tempo varia de pessoa para pessoa. Quem lê deve sentir prazer ao fazer isso e não obrigação.

Comentários
blog comments powered by Disqus