» Hobby » Cultura e Sociedade » Como aprender a ler a bíblia

Como aprender a ler a bíblia

Galeria
Como aprender a ler a bíblia

Como aprender a ler a Bíblia é um dos grandes questionamentos de leigos e também dos mais entendidos no assunto, pois, apesar de existirem infindáveis técnicas não há exatamente uma que seja a melhor ou a ideal. A citação “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” do Evangelho de João 8.32, proferida pelo próprio Cristo em meio à instrução de seus discípulos, poderia resumir como aprender a ler a Bíblia. O importante é que se conheça este livro e a partir daí sim se leia e interprete corretamente. Não basta simplesmente ler, mas já é um começo!

Instruções

Coisas que você precisa

  • Caderno para registros
  • Caneta ou lápis
  • Bíblia
  1. 1

    A palavra Bíblia tem sua origem no grego e significa "livros" ou “rolo”, podemos entendê-la como uma “coleção de livros”. A Bíblia foi escrita entre 1500 a.C. e 90 d.C por cerca de 40 autores inspirados por Deus.
    A Bíblia é dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamentos. As línguas originais em que ela foi escrita são hebraico, aramaico e grego. Posteriormente traduzida para o latim e por fim na língua portuguesa. Hoje é lida em mais de 2.400 línguas diferentes ao redor do mundo e é considerada o livro mais lido mundialmente, mesmo assim há muitos povos que nunca ouviram falar sobre Jesus Cristo.
    O Antigo Testamento possui 39 livros (versão não católica) ou 46 livros (versão católica). Fala sobre a criação do mundo, as alianças de Deus com o povo de Israel e as profecias anunciando e preparando o povo para a vinda do Messias.
    O Novo Testamento possui 27 livros. Os quatro primeiros são os Evangelhos (que significam “boa nova”) e falam acerca da vida e obra de Cristo. Logo após, temos o livro de Atos dos Apóstolos que relata o surgimento da Igreja Cristã e sua expansão. Os próximos livros são as chamadas epístolas ou cartas paulinas que foram endereçadas a pessoas e/ou igrejas fundadadas por Paulo de Tarso em suas viagens missionárias. E, por fim, o livro mais enigmático da Bíblia: o Apocalipse.
    Os livros sagrados são divididos em Capítulos e são representados por algarismos. Os Capítulos são divididos em Versículos que são representados por números menores. Observe as abreviações abaixo para entender a diferença:
    • Ex 15,2-5: significa Livro de Êxodos, capítulo 15, versículo 2 ao versículo 5;
    • 1Cr.1.3: significa Primeiro livro de Crônicas, capítulos 1 e 3;
    • Jo 3,23-25; 6,1-4: significa Evangelho segundo João, capítulo 3, versículo 23 ao versículo 25 e capítulo 6, versículo 1 ao versículo 4;
    • Mat 16,18: significa Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18.
    Se aprende a ler a Bíblia através do manuseio da mesma. Então, procure o índice da sua Bíblia e observe a localização do Antigo e Novo Testamentos. Localize cada um dos livros no índice e também no corpo do livro.. Olhe a numeração das páginas. Perceba que o Antigo Testamento está localizado na primeira parte e o Novo Testamento na segunda parte da Bíblia. Este exercício é importante para que você aprenda a posição de cada um dos livros bíblicos e tenha cada vez mais curiosidade pela Palavra de Deus.
    Bem, o desafio é seu. Você pode programar a leitura da Bíblia, por exemplo, para um ano. Isto exige de você 15 a 20 minutos diários de dedicação e a leitura de de 04 a 05 capítulos por dia, iniciando em Gênesis e concluindo com o Apocalipse. A outra maneira é escolher trechos bíblicos que apontam para temas como amor, fé, perdão, salvação, entre outros. Para isso, é necessário uma chave bíblica ou um dicionário bíblico. Atualmente há alguns programas como Ilúmina e Glow (Bíblia on line ) que orientam o leitor a fazer a melhor escolha.
    Minha sugestão pessoal é que você leia um capítulo por dia e adote um caderno para fazer os seus registros. Defina o que quer ler, como, quando e onde. Crie seu roteiro, estabeleça as suas metas e deixe a Palavra de Deus fazer parte da rotina diária da sua vida.

Comentários
blog comments powered by Disqus