» Família » Educação dos Filhos » Como aprender a ler brincando

Como aprender a ler brincando

Galeria
Como aprender a ler brincando

Muito se tem pensado na necessidade do lúdico dentro das propostas da nova visão que se tem hoje da aquisição da leitura. Assim, compreende-se que o velho modelo de ensino por meio de mecanismos repetitivos de memorização já não surte mais efeito, e muitos desses mecanismos nem sequer são didáticos ou despertam o interesse do aluno. Dessa forma, as novas propostas de aquisição da leitura por meio de artefatos lúdicos mostram uma série de atividades interessantes para se trabalhar em sala de aula, atividades essas que são interessantes e divertidas.
O que o professor que lida com crianças em fase de aquisição da leitura é que em um primeiro momento ele tem que se aproveitar da curiosidade natural que toda criança tem quanto à leitura. Não raramente se vê crianças brincando de fingir ler alguma coisa como uma placa ou um rótulo. O professor pode usar disso em seu favor propondo atividades de simulação de leitura e escrita, isso implica em deixar que o aluno de divirta com a matéria antes mesmo de aprendê-la. Isso ajudará a compreender a funcionalidade da escrita, qual o seu papel dentro da sociedade, assim fazer com que os alunos simulem escrever um livro, ou um bilhete, faz parte do incentivo à leitura e à escrita.
Posteriormente, tem-se que passar pelas etapas que envolvem o conhecimento do alfabeto. Nesse ponto é relevante que não se dê uma carga muito grande de informação para o aluno, de forma que ele pode muito bem aprender gradualmente uma letra por vez. Tente associar a figura da letra com animais e objetos que os alunos conheçam. Uma técnica extremamente interessante é que se contem histórias onde as letras se comportem como personagens, assim fica mais fácil para o aluno entender como cada letra funciona e como todas elas funcional em conjunto.
Note que tipo de atividade é mais produtiva em sala de aula e tenha imaginação para propor novas formas que tragam o lúdico para a realidade do seu conteúdo. Outra dica importante, é que muitas vezes os alunos têm contato com as letras dentro de casa com livros que os pais compram ou com histórias que esses contam. Assim, pode-se utilizar essa mesma literatura que os alunos já têm em mãos para trabalhar de maneira lúdica as estórias que os alunos já sabem de ouvir e que com certeza se interessaram muito em aprender a lê-las de forma independente.

Instruções
  1. 1

    Experimente explorar a curiosidade das crianças, proponha jogos com cartas onde se tenha as letras do alfabeto, aproveite a própria imaginação delas para trabalhar com o seu conteúdo.

Comentários
blog comments powered by Disqus