» Hobby » Cultura e Sociedade » Como aprender a ler paquímetro

Como aprender a ler paquímetro

Galeria
Como aprender a ler paquímetro

Como aprender a ler paquímetro

Paquímetro é um instrumento de medição que é utilizado para medir peça, o paquímetro mede tanto dimensões internas como dimensões externa. O paquímetro é feito normalmente em aço inoxidável com superfícies planas e polidas, na superfície do paquímetro tem uma régua graduada com uma pequena bola que serve de encosto para o dedo, empurrando essa pequena bola fazendo com que a régua deslize sobre as medidas marcadas sobre ele. Os três tipos de paquímetros mais usados são o paquímetro convencional, paquímetro digital e o paquímetro analógico.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O cursor é o corpo do paquímetro que se movimenta, é como um carro que se movimenta sobre o paquímetro. Nele existem alguns valores que ficam abaixo e outros valores que ficam acima. O lugar onde estão os valores recebe o nome de “escala do nônio”. Esses valores podem variar de acordo com o modelo, podendo ser definido em décimos ou milésimos. No caso do paquímetro com graduação em décimos essa graduação vai de zero a dez.

    A graduação que fica sobre a régua do paquímetro é feita em milímetros, começando do zero e aumentando de um em um milímetro, o seu tamanho total pode variar de acordo com o modelo, existe paquímetro de 5 polegadas, de 10 polegadas entre outros.

  2. 2

    Para realizar a leitura com o paquímetro, segure o paquímetro com a mão direita, posicione o dedo polegar sobre a pequena bola que fica na parte de baixo do cursor, quando movimentar o cursor para a direita irá abrir as faces do paquímetro. Observe que enquanto abrimos o paquímetro movimentando o cursor sobre a régua a medida vai aumentando, passando pelos 10 milímetros, 20 milímetros e assim por diante.

    Para realizar a medida de qualquer objeto, ou peça, abrimos o paquímetro de uma forma que ultrapasse o tamanho da peça, quando a face do paquímetro ultrapassar o tamanho da peça o posicione sobre a peça de modo que quando fecharmos o paquímetro as suas duas faces encostem o peça. Feche o paquímetro sobre a peça, agora observe sobre a régua do paquímetro qual à medida que nele se apresenta, por exemplo, se o paquímetro estiver ultrapassando os 100 milímetros, porém ele ainda não chegou a 101 milímetros. Isso significa que a medida é 100 milímetros e mais um pouco, agora precisamos saber quanto é este pouco, observe na graduação do cursor que ela vai de zero a dez. Um dos traços referentes aos valores, está coincidindo com o valor de cima assim. Por exemplo, se o traço coincide com o valor sete e este está coincidindo com o valor de cima, então nossa medida serão 100,4, ou seja, cem milímetros e quatro décimos, se o valor que coincide com o de cima for nove, então a medida será 100,9, ou seja, cem milímetros e nove décimos.

Comentários
blog comments powered by Disqus