» Hobby » Mais » Como aprender a ler partitura

Como aprender a ler partitura

Galeria
Como aprender a ler partitura

A partitura é uma forma de notação musical que dispõe de uma pauta de 5 linhas, cada linha e cada espaço entre linha representa uma nota musical que varia conforme a clave na qual a música é escrita. A clave é a marca a posição das notas na pauta, assim que a clave é a de Sol, isso indica que a nota sol estará na segunda linha e que todas as outras notas seguiram uma ordem linear conforme a escala natural. Temos três principais claves a de Sol, de Fá e de Dó; sendo mais comuns a de Sol e de Fá. Respectivamente a primeira indicaria notas medianas, enquanto a ultima representa notas mais graves, sendo a clave mais usada para instrumentos que seguem esse timbre como o Baixo e o Violoncelo.
Após a clave, temos um símbolo particular para denominar o tipo de compasso que a música seguirá, no caso mais comumente temos compasso o Quaternário, Ternário, e o Binário; dentro desses compassos temos seis figuras básicas que se relacionam como uma matemática de fração. Assim uma semibreve equivale a 1, uma mínima a 4 uma colcheia a 8 e assim por diante. Compreende-se ainda que para cada símbolo desses exista um correspondente que indica silêncio sendo denominado, portanto de pausa. Nota-se que quando maior a fração mais rápido o ritmo. Essas figuras se combinam para formar a melodia, assim quando um compasso é formado há uma barra vertical que o finaliza para iniciar-se outro.

Instruções
  1. 1

    Decorre a posição das notas musicais na clave de sol e posteriormente tente um automatismo. Assim que estiver bem treinado passe para outras claves como a de Fá.

  2. 2

    Perceba que a clave de Fá em um simbolo diferente, nele há dois pontos, isso indica que a linha que existe entre esses dois pontos é de onde partirá a nota Fá.

  3. 3

    Note que há uma relação direta entre as claves, dessa forma podemos traçar o seguinte quadro conforme as notas graves e agudas, em uma escala ascendente.

  4. 4

    Observe na tabela a seguir, três formas diferentes de se representar os compassos quaternário e binário. O quaternário com quatro tempos dentro de seu compasso e o binário com dois tempos.

  5. 5

    Observe as figuras e note que a cada fração a segunda figura tenderá a ser duas vezes mais rápida que a primeira, também note no quadro as pausas correspondentes às figuras.

  6. 6

    Finalmente, tente aliar tudo o que você aprendeu quando se deparar com uma música escrita em forma de partitura, lembrando que a partitura é uma das formas de notação musical mais complexas e seu domínio pode significar anos de estudo.

Comentários
blog comments powered by Disqus