» Dinheiro » Negócios » Como aprender a ler um projeto

Como aprender a ler um projeto

Galeria
Como aprender a ler um projeto

Na sua vida profissional ou na escola, muitas vezes você se depara com a necessidade de ler muitos projetos, seja para tirar ilações ou extrapolar soluções para seu próprio uso ou benefício. Mesmo quando você precisa de elaborar um projeto, o trabalho de pesquisa tem de ser refinado, uma vez que a informação obsoleta não interessa e só atrapalha. Desta forma, você tem de saber analisar adequadamente a informação apresentada em projetos que podem ser úteis para a sua bibliografia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A etapa inicial é ler sempre em primeiro lugar o resumo ou a suma do projeto. É neste capítulo que você vai encontrar toda a informação do projeto, ou seja, as linhas gerais e os conteúdos em modo sucinto que estão descritos na globalidade do documento. Você tem de ter a capacidade para julgar, se a informação contida nesse resumo é ou não relevante para o seu trabalho. Isto permite fazer uma seleção relativamente rápida dos projetos que são interessantes para você. Se saltar esta etapa, você corre o risco de ler o projeto na totalidade, chegar ao final e reconhecer que esse documento não serve os seus objetivos. É tempo perdido.

    Depois é de todo o seu interesse ler com atenção o índice do projeto. Você tem que entender que o índice possuiu todos os temas do trabalho. Então se você procura uma determinada metodologia ou um conteúdo específico, certamente irá encontrar essa informação no capítulo - Índice.

    Em traços gerais, quando temos na nossa frente um texto, um relatório ou um projeto, é necessário e fundamental atingir e separar dois níveis de leitura.

    1.O primeiro patamar é a leitura informativa. É um tipo de leitura concisa, focada e cautelosa, uma vez que é a primeira impressão que você tem do texto. Desta informação você retira as ilações sobre os conteúdos abordados e está preparado para o próximo patamar de leitura, a interpretação do texto;

    2. Leitura interpretativa: Nesta etapa, e como o próprio nome indica, você vai ao fundo da questão, vai retirar toda a informação relevante para você. Então você deve sublinhar as palavras-chave do texto e retirar a informação central de cada parágrafo ou cada página. Convêm você fazer um esboço da sua leitura. Fazendo você próprio um resumo do que está lendo, no final torna-se mais fácil condensar essa informação, usando-a com mais eficácia e objetividade.

    Não se esqueça também de verificar sempre as referências do projeto. Um bom projeto tem de ter na sua base fontes fidedignas.

Comentários
blog comments powered by Disqus