» Dinheiro » Negócios » Como apresentar um seminário

Como apresentar um seminário

Galeria
Como apresentar um seminário

Falar em público é algo que aterroriza muitas pessoas. O medo de sentir vergonha ao dizer algo ou fazer algo errado é muito grande e muitas pessoas possuem até fobia de falar em público. Mãos suando, pernas tremendo, movimentos sem comando algum, esses são alguns dos sinais de uma pessoa que está nervosa e que pretende falar em público. Com algumas dicas simples você conseguirá saber como apresentar um seminário.

Instruções
  1. 1

    A apresentação de um seminário exige disciplina e muita dedicação. A primeira coisa que você deve fazer é estudar o assunto, que você apresentará. Estude além daquilo que você apresentará, pois geralmente há no final da apresentação um bate e bola, no qual as pessoas podem fazer perguntar e você deverá respondê-las, ou pelo menos ter uma noção do que se trata.

  2. 2

    Preferencialmente revise o conteúdo e ensaie a apresentação todos os dias até o dia crucial. Se o seminário for em grupo é importante a distribuição das falas, do contéudo, da ordem de apresentação de cada um, pois o grupo deve estar em sintonia.

  3. 3

    Existem muitas formas para a apresentação de um seminário, uma delas é utilizar papel comum para anotação, no qual você coloca inclui os pontos mais importantes. Mas atenção, evite ficar lendo o que está escritom você deve saber do que se trata o contéudo. Procure entendê-lo para que utilize o papel apenas quando esquecer algum dado ou detalhe.

  4. 4

    Outra forma de apresentação de seminário é a utilização de um data show, no qual você pode colocar slides para que sejam exibidos de maneira ampliada para que todos os presentes possam acompanhar enquanto você explica etapa por etapa de seu tema. Se optar fazer o seu seminário por este método insira imagens, são bem visuais e ajudar no entendimento de quem está assistindo.

  5. 5

    Outra sugestão de apresentação de seminário é realizá-lo através de videos e músicas. É um método mais incomum, mas também muito válido. Neste caso, distribua uma espécie de síntese a todos os presentes para que eles possam acompanhar e entender melhor do que se trata o seu tema.

  6. 6

    Evite ficar andando de um lado para o outro quando estiver realizando a apresentação, evite também movimentos repetitivos e atenção: caso você esqueça algo e dê aquele branco mantenha a calma, muitas pessoas acabam se desesperando e colocando tudo a perder.

  7. 7

    Aja com educação na hora do seminário, desde o começo até seu fim. Cumprimente as pessoas presentes, se apresente, no final do seminário agradeça e faça a abertura para perguntas. A vestimenta é outro requisito de grande valia. Por esse momento por ser solene, use um traje mais formal com roupas sociais.

  8. 8

    Para finalizar, não esqueça de colocar junto ao seu trabalho de apresentação a bibliografia que você usou, ou seja, as fontes que inspiraram você na realização desse seminário. O uso do português na fala é algo de suma importância. Procure nesse momento utilizar um linguajar mais sofisticado e formal. Seguindo essas simples dicas você com certeza realizará a apresentação de seu seminário de forma impecável.

Comentários
blog comments powered by Disqus