» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Como aprontar um coleiro

Como aprontar um coleiro

Galeria
Como aprontar um coleiro

Aprontar um coleiro é uma questão de paciência e exige cuidados para que ele ao virar, termo muito conhecido entre os passarinheiros (criadores de pássaros), que acontece quando o coleiro quando muda a plumagem de pardo para preto e branco, conforme sua origem, desenvolva habilidades para ter um belo canto.
Saiba mais como cuidar da sua ave.

Instruções
  1. 1

    Primeiro passo é afastar seu coleiro dos demais pássaros da casa, se tiver outros, pois como ele ainda não tem o canto definido, poderá misturar o som e quando ele estiver adulto, terá um chiado no final do canto.
    Sirva alimentação balanceada. Além do alpiste, adicione no comedouro, milho-alvo e uma semente conhecida como senha. Compre os pacotinhos separadamente, dessa forma poderá regular a alimentação. Não precisa colocar senha todos os dias, principalmente nos dias muito quente, pois essa semente esquenta.

  2. 2

    Fortaleça a imunidade do pássaro. Pendure a gaiola todas as manhãs em um local que possa pegar sol, ao menos 15 minutos, mas para isso, a gaiola tem que ser de madeira. Gaiolas com malha de aço ou nylon transferem o calor com mais intensidade para dentro fazendo com que a ave eleve muito a temperatura interna.

  3. 3

    Vermifugue o coleiro. Compre vermífugo em gotas, específico para pássaros e coloque as gotas no bebedouro durante 3 dias conforme indicado na bula. Esse procedimento é necessário para evitar doenças. Repita a ação a cada 4 meses.
    Após cada muda de penas, dê vitamina para fortalecer.

  4. 4

    Compre um cd com canto de coleiro e toque todos os dias para que ele ouça um canto limpo. Com isso, ele imitará o canto, pois essa é uma característica comum nos pássaros.

Dicas e AVISOS
  • A temperatura dos pássaros é de 40 graus, por isso, se o seu coleiro estiver com o bico aberto durante o banho de sol, tire-o imediatamente.
  • Respeite o sono do coleiro. Uma ave bem-disposta precisa ter tempo regular de sono. Como em casa não ele sempre ouvirá algum tipo de som, guarde a gaiola no local em que haja o menor barulho possível e cubra com um pano que não seja transparente, mas lembre-se de deixar uma abertura para entrada de ar.
  • Sirva duas vezes por semana, jiló e folha de couve. A cada 15 dias, corte um pedaço de espiga de milho e sirva a parte mais verde, mas tenha cuidado para ele não engordar.
  • Se tiver um amigo que possua um coleiro com bom canto, você pode colocar a gaiola próxima para que ele veja e ouça outro pássaro da sua espécie.
  • Mantenha seu pássaro em lugar bem iluminado e arejado.
Comentários
blog comments powered by Disqus