» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como Apurar o Lucro Real

Como Apurar o Lucro Real

Galeria
Como Apurar o Lucro Real

O lucro real é a base de cálculo para o imposto de renda de Pessoas Jurídicas, ou seja, empresas. E a melhor forma de calcular os rendimentos por um determinado período de uma empresa. Algumas categorias de empresas são obrigadas a declarar os rendimentos tendo como base essa conta.

São as empresas de investimentos (bancos, financeiras, empresas de seguro e de previdência) ou que tenham receita anual superior a R$ 48 milhões ou, ainda, que tenham rendimentos vindos do exterior. O cálculo se dá basicamente pela diferença entre o lucro líquido e as adições de despesas, conforme descrito

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Calcular o lucro líquido do período

    Onde: Lucro Líquido = Vendas - Custo das Mercadorias Vendidas - Despesas Variáveis - Despesas Fixas.
    Adicionar, ao lucro líquido, os custos, despesas, encargos e qualquer outro valor negativo que não tenha sido considerado no cálculo anterior e que não seja dedutível, de acordo com a legislação tributária.

  2. 2

    Adicionar os rendimentos, receitas e quaisquer outros valores também não incluídos na apuração do lucro líquido que, também de acordo com legislação, devam ser considerados para o cálculo do lucro real.

  3. 3

    Se a empresa teve prejuízos anteriores ao período, pode deduzir esse valor da base de cálculo, mas limitados a 30% do lucro real apurado. Aplicar a alíquota de 15% sobre a base de cálculo (que é o lucro líquido). Há um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20.000,00 multiplicado pelo número de meses do período.

Dicas e AVISOS
  • A empresa que optar pela apuração por meio do lucro real, deve manter em seus registros, obrigatoriamente, uma série de livros de registros. As anotações e variações de cada um desses documentos irão compor ferramentas para o cálculo do lucro real são: Livro diário; Livro razão – para registro de inventário; Livro de entrada – para registro das entradas (compras); Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR; Livro para registro permanente de estoque, para as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra e venda e também para registro de incorporação e construção de imóveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda; Livro de Movimentação de Combustíveis, a ser escriturado diariamente pelo posto-revendedor.
  • A apuração pode ser feita uma vez ao ano ou a cada trimestre. Nesse caso, as datas de apuração devem ser: 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Para o critério anual, a apuração deve ser entregue em 31 de dezembro.
Comentários
blog comments powered by Disqus