» Casa » Manutenção Doméstica » Como ariar uma panela

Como ariar uma panela

Galeria
Como ariar uma panela

Existem donas de casa que se preocupam com detalhes do seu lar e gostam de fazer com esmero suas tarefas, dentre várias recomendações buscam formas e dicas para facilitar o cuidado para com peças tornando seu uso duradoura, e um dos lugares que mais a fazem exigentes é a cozinha e seus equipamentos, assim descrevo uma breve orientação quanto ao manuseio das panelas e seu permanente brilho e manutenção.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Esponja de aço
  1. 1

    Em vez de usar bicarbonato de sódio e outros elementos que requer um processo e cuidado mais extenso quanto ao aspecto das panelas, podemos adotar práticas caseiras diárias que as mantenham em bom estado.
    Siga a prática de sempre lavá-las com esponja de aço, pois tem dias que a pessoa pensa que não deve ariar e deixa pra lá, isso cria um circulo vicioso que acaba por acumular crostas nos cantos das panelas. Ao passar a esponja de aço use movimentos circulares pra não deixá-las arranhadas.
    Como é inevitável o acúmulo de gorduras e resíduos nos cabos e tampas, existe uma forma bem simples de tirar esses acúmulos que é o seguinte: Passe vinagre nessas regiões antes de ariá-las, espere uns minutos e remova com a ponta de uma faca, em seguida passando a esponja de aço para dar o brilho necessário e tirar a sujeira.
    Outro quesito é sujeira decorrente da queima de alimentos no fundo da panela, aí você pode usar o sapólio e água morna em casos extremos. O mais indicado é o próprio vinagre, nesse caso coloque um pouco de vinagre e água leve ao fogo e deixe ferver para amolecer a sujeira que está presa ao fundo da panela, se não tiver o vinagre, substitua por limão que tem o mesmo efeito. Em seguida, comece a lavagem, quanto mais força ao ariar a panela você tenha, mas brilhosa ficarão, sempre em movimentos circulares. Terminado de lavar as panelas em vez de passar o pano, que tira seu brilho deixando-as opacas, vire sobre um escorredor e deixe secar, de preferência ao sol, que ficam bem brilhosas, mantendo sempre o hábito de ariá-las a cada lavagem independente de qual alimento for feito.
    Quanto ao tipo de sabão, o mais recomendado para dar brilho é o sabão de coco, útil para tirar manchas escuras e não esqueça de sempre deixá-las emborcada para escorrer a água e não ficar parada provocando manchas ao seu redor. Existem outros tipos de panelas, como exemplo podemos citar as de aço-inox, essas dispensam esponjas de aço, mas também pode ser mantido o mesmo cuidado quanto a retirada de resíduos e queima de alimentos no fundo das panelas.

Comentários
blog comments powered by Disqus