» Tecnologia » Eletrônicos » Como arrumar um fone de ouvido

Como arrumar um fone de ouvido

Galeria
Como arrumar um fone de ouvido

Os fones de ouvido são muito utilizados para escutar músicas através dos celulares ou outros aparelhos. Seja se exercitando em uma caminhada ou relaxando em casa nas horas de folga. O problema é que são feitos com materiais leves e por esse motivo são muito frágeis, podendo perder algumas peças e também desligar algum fio perdendo a função de um lado dos alto-falantes. Mas podem ser recuperados seguindo alguns passos importantes.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Alicate de corte – Estilete – Fero de solda – Arame de solda de estanho – Fita isolante – Lixa – Plugue p2 estéreo.
  1. 1

    Primeiro vai ser consertado o plugue. Para isso deve-se cortar o fio ou o cabo com o alicate de corte. Coloque os dedos, indicador e anelar juntos em cima do fio, já no começo do fio e no final do plugue. Após essa medida é que vai ser o local do corte. Agora com o estilete corte uns cinco centímetros da capa protetora dos fios. Cortado a capa vai ter mais uma proteção dos fios, este vai ser lixado de cima para baixo bem devagar para não arrebentar os fios, até aparecer os fios internos, azul, verde e laranja.

  2. 2

    Pegue o plugue que vai substituir o velho e retire a capa e passe o fio lixado por dentro dessa capa. Por esse motivo tem que ser um plugue que de para desmontar. Pegue o ferro de solda e o fio de solda e solde os fios novamente no novo plugue. A solda nos fios vai ser feita da mesma ordem que estavam no velho. Para isso desmonte o velho e verifique como esta ligada. Após soldar monte a capa no plugue novamente.

  3. 3

    Quando o problema estiver no fio. Para isso será necessário saber o local exato do mau contato. Descoberto o local, corte o fio com o estilete e retire a capa do fio. Depois lixe até aparecer os fios internos, religue os fios que estão desligados entrelaçando primeiro. Sempre seguindo fio de uma cor com fio da mesma cor, ou seja, azul com azul etc... Agora solde todos os fios. Enrole fita isolante em um por um e depois cubra todos eles com a mesma fita.

  4. 4

    Para consertar os fones. Para isso será preciso desmontá-lo até chegar aos alto-falantes. Com o ferro de solda quente, encoste a ponta do ferro na solda já feita até soltar os fios. Corte as pontas dos fios e lixe tirando a capinha protetora. Com o auxílio do ferro de solda e do arame de solda, solde os fios de novo no mesmo local de que foram tirados. Monte novamente o fone e pronto.

Dicas e AVISOS
  • Coloque um adesivo de sua escolha por cima da fita isolante para não ficar uma aparência horrível o fio que foi encapado.
  • Anote em um papel as ligações dos fios à medida que for desmontando para soldar certo novamente.
Comentários
blog comments powered by Disqus