» Hobby » Viagens no Brasil » Como assar costela

Como assar costela

Galeria
Como assar costela

A cada final de semana, em especial na região Sul do Brasil, é praticamente senso comum preparar um bom churrasco. Entre os mais variados tipos de carne à escolha do cliente não pode faltar a costela. A questão não é apenas saber como comprar a peça correta, mas especialmente como prepará-la e assá-la. Há algumas dicas importantes para você fazer sucesso quando for assar uma costela de gado.

Em casa surgem algumas dúvidas de como prepará-la. A forma mais simples é a costela assada no forno elétrico, a gás ou de lenha, ou ainda nas churrasqueiras portáteis. A mais elaborada envolve o preparo na churrasqueira ou grelha. O tamanho e o formato da peça, a largura do corte e a espessura do mesmo influenciam diretamente no resultado final.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Para a costela no forno: Uma costela de gado de aproximadamente 2 kg, sal grosso e pimenta a gosto, papel alumínio ou celofane para forno, barbante e assadeira grande.
  • Para churrasco: Uma “ripa” de costela de gado com cerca de 2 kg, sal grosso a gosto, 2 espetos simples ou duplos conforme sua necessidade, 8 kg de carvão e acendedor de churrasqueira.
  1. 1

    Um açougueiro de confiança auxilia na escolha do melhor corte. Há duas opções básicas: a costela minga, da parte mais central do bovino, normalmente mais estreita e grossa; a outra é a ripa, mais larga e fina e igualmente saborosa. O ideal é que o atendente do açougue corte a peça conforme o desejo do cliente, igualmente quanto ao processo de retirada de gordura e membrana. Conforme o preparo, até é bom que se mantenha uma gordura extra. Segundo alguns “mestres churrasqueiros”, o cálculo médio para adultos gira em trono de 500 gramas por pessoa de carne com osso.

  2. 2

    Para o preparo no forno, tempere a carne com sal grosso e um pouco de pimenta preta se assim o desejar. Após, enrole-a em papel alumínio ou celofane específico para forno e prenda bem as pontas. Em forno médio a costela pode assar por cerca de 01h30. Após este período, retire o papel e deixa carne dourar. A costela tende a ficar muito macia e gostosa.

  3. 3

    Para o churrasco à moda gaúcha tempere apenas com sal grosso. O braseiro deve ser preparado com antecedência e a costela deve ser colocada com a parte do osso para baixo o maior tempo possível. Evite o fogo alto e deixe a mesma o mais longe possível das labaredas. Vire regularmente o espeto para que ela não queime ou fique mal passada em um dos lados. O tempo de preparo médio é de 2 horas. Para conferir se está no ponto de servir, basta fazer um pequeno corte na peça e observar se não escorre sangue do seu interior. Estando no ponto, é necessário “bater a carne” para retirar o excesso de sal, em seguida servir.

Comentários
blog comments powered by Disqus