» Hobby » Viagens no Brasil » Como assar tainha no forno

Como assar tainha no forno

Galeria
Como assar tainha no forno

O peixe é uma das melhores opções para quem deseja ter uma alimentação saudável e balanceada. É rico em proteína de alta qualidade e possui um valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas e auxilia a digestão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que seja consumido pelo menos duas vezes por semana e pode ser intercalado com outros tipos de carnes.
O consumo no Brasil aumentou 40% nos últimos sete anos. A OMS recomenda que sejam consumidos 12kg de peixe por ano por pessoa. A média do país é de 9kg, embora os amazonenses consumam 35kg por ano.
O peixe possui cálcio, potássio, sódio, fósforo, ômega 3 e possui menos gordura. O percentual de gordura dos peixes fica entre 0,2 a 23,7%. O consumo desse tipo de carne diminui o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e é recomendado na alimentação de crianças e adolescentes, pois favorece o crescimento e desempenho cerebral.
A tainha é considerada um peixe saudável, pois seu teor de gordura está próximo de 2% do seu peso e se concentra mais no fígado.
Pode ser preparada grelhada, ensopada, cozida ou assada e até frita.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • papel filme
  • papel alumínio
  • travessa grande ou forma grande
  1. 1

    Ingredientes:

    -1 tainha grande ( 1,5kg a 2kg)
    -sal a gosto
    -suco de 3 limões
    -alecrim a gosto
    -sálvia a gosto
    -2 dentes de alho
    -manteiga

    Ingredientes farofa:

    -100g de ova de tainha
    -200 g de farinha de milho
    -1 cebola picada
    -1 dente de alho
    -1 salsinha
    -1 tomate sem pele e sem semente
    -sal a gosto
    -1 pimenta pequena dedo de moça

    Modo de preparo tainha:

    Limpe a tainha, deixando a cabeça. Faça cortes transversais no dorso dos dois lados para o tempero fixar melhor no peixe. O ideal é temperar de um dia para o outro.
    Misture o sal, o alecrim, a sálvia (não colocar muito, pois fica enjoativa), os dois dentes de alho e o suco dos três limões. Coloque na parte interna do peixe e também nos cortes realizados no dorso. Cubra com papel filme e deixe na geladeira de um dia para o outro, virando a cada quatro horas.
    Antes de colocar para assar, recheio com a farofa e costure a barriga com linha branca ou feche com palitos de dente.
    Forre uma forma com papel alumínio e unte com a manteiga e arrume o peixe para assar. Passe manteiga no peixe. Cubra com papel alumínio e coloque para assar por 15 minutos em fogo médio. Decorrido esse tempo, abra o papel alumínio e umedeça com o tempero. Deixe por mais 15 minutos, passe manteiga novamente e deixe por mais 5 minutos. Sirva com purê de batatas ou arroz branco.

    Modo de preparo farofa para recheio:

    Cozinhe a ova em água e pouco sal. Depois pique e refoque com a cebola e o alho. Coloque o tomate picado. Deixe formar uma refogado com caldo suficiente para encorporar a farinha e ficar uma farofa macia. Coloque a pimenta picada. Vá despejando a farinha sempre mexendo. A farofa deve ficar úmida. Recheio o peixe com ela.

Comentários
blog comments powered by Disqus