» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Como Assentar Porcelanato

Como Assentar Porcelanato

Galeria
Como Assentar Porcelanato

Os pisos de porcelanato são muito procurados nas lojas de materiais de construção, por serem muito bonitos e por terem uma facilidade na hora de limpar. É verdade que esse material não é tão barato, mas depois de colocados sua beleza e praticidade compensam o investimento aplicado na obra. Para assentar essas peças de porcelanato, é requerido uma habilidade e capricho por parte da pessoa que vai coloca-lo. Para tanto, é bom tomar alguns cuidados e seguir algumas etapas importantes.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Porcelanato – Argamassa – Água – Martelo de borracha – Colher de pedreiro – Desempenadeira – Nível bolha – Linha de pesca – Espátula de plástico ou chinelo de borracha velho – Cruzeta – Vasilha.
  1. 1

    O piso onde vai ser assentado o porcelanato tem que estar limpo, para isso remova qualquer objeto ou sujeira que atrapalhe o trabalho. Passe uma vassoura em toda a área da obra. Agora analise bem antes de iniciar a colocação do piso, faça as medições de onde vai ser começado o assentamento das peças, e de que maneira vai ser assentada.

  2. 2

    Agora pegue a vasilha onde vai ser preparada a massa. Despeje a argamassa dentro da vasilha e verifique na embalagem a quantidade de água que o fabricante recomenda para a mistura. Com a ajuda da colher de pedreiro, vá misturando a água com a argamassa mexendo constantemente. A massa deve ficar consistente e depois de misturada aguardar por uns dez minutos antes de aplicá-la.

  3. 3

    Pegue a desempenadeira e coloque a argamassa na parte lisa, com o auxílio da colher de pedreiro. Agora vai passando a desempenadeira, utilizando os dentes dela e fazendo o formato de valetas retas. Passe em uma área que de para colar umas quatro peças. Agora passe a argamassa na parte de baixo da peça de porcelanato, fazendo curvas com os dentes da desempenadeira.

  4. 4

    Coloque a primeira peça no piso que foi aplicada a argamassa e pressione até assentar bem. Coloque outra peça no outro lado sem colar. Passe a linha de pesca, saindo da primeira peça até a outra e vai colando seguindo a linha. Também use o martelo de borracha para ir batendo e assentando. Use as cruzetas para deixar os espaços onde será colocado o rejunte. O tamanho do espaço vai depender do tamanho do porcelanato. Verifique na embalagem da peça.

  5. 5

    Vai seguindo a colocação de uma a uma das peças, verificando se estão seguindo alinhadas. Coloque o nível de bolha entre uma peça e outra para ver se estão seguindo no nível. Sempre tire a massa que sobra nas frestas. Antes que seque a argamassa limpe a peça.

  6. 6

    Após terminar de colar toda a área, comece a aplicar o rejunte. Use a espátula de plástico ou um pedaço de borracha que pode ser de um chinelo velho cortado, para passar o rejunte. Vai aplicando e retirando as cruzetas e antes que seque o piso vai limpando as sobras e deixando o rejunte bem liso e sem furos.

Dicas e AVISOS
  • A desempenadeira pode ser de diversos tamanhos. O fabricante orienta na embalagem da peça de porcelanato, qual tamanho de deve ser usado.
  • A área onde foi colocado o piso tem que ficar isolada por no mínimo cinco dias ou mais.
Comentários
blog comments powered by Disqus