» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Como assentar tijolos

Como assentar tijolos

Galeria
Como assentar tijolos

Quer construir uma parede, muros ou qualquer outra coisa na sua casa? Então preste atenção nessas dicas e aprenda como assentar tijolos, sem que nada saia errado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Aprender a assentar tijolos além de ser fácil, muita das vezes pode ser feito em sua casa por você mesmo. Essa técnica pode ser usada toda vez que alguém da sua família quer contratar um profissional.

    Fazer parede de casa, muros ou outras inúmeras utilidades é muito prático e você aprenderá tudo em alguns minutos. Esse serviço de assentar tijolos, mesmo sendo fácil é preciso que você se planeje para que nada der errado. Primeiro tenha em mãos algumas ferramentas que são uma colher de pedreiro que pode ser utilizada para manipular a massa. Uma linha para alinhar os tijolos e uma enxada que servirá para o preparo da massa.

    Depois de ter todas as ferramentas em mãos, será preciso ir a uma loja de construção. Isso é para saber a quantidade necessária de tijolos que será utilizado em sua obra. Ao saber da quantidade de tijolos que será usado utilizado, não é só chegar e comprar. É preciso saber quais são os tijolos que deverá comprar, por isso é importante que você converse com o vendedor. Pois existem diversos modelos de tijolos e cada um indica uma determinada tarefa. Então tire qualquer dúvida com o vendedor e ele lhe indicará o tijolo ideal a ser comprado.

  2. 2

    Aproveite e pergunte ao vendedor quantos sacos de cimento e qual será a quantidade de areia que deverá ser comprada para assentar os tijolos. Se não souber usar o cimento, não se preocupe, pois na embalagem você a maneira correta de como se prepara a mistura para a massa. Com os tijolos em mãos e a massa pronta, você terá que começar a preencher uma base. Depois passe para as laterais ou qualquer outra parte necessária, só que os tijolos têm que ter a massa pronta sobre eles.

    Comece fazendo isso em dois tijolos, onde cada um tem uma ponta que servirá de base para o alinhamento, que é feito com uma linha de pedreiro. Essa linha sempre apoiará cada um dos tijolos, por isso, que depois de ter completado a primeira fileira, será preciso observar se os tijolos estão bem alinhados. Esses tijolos servirão de base para introduzir mais tijolos, então sempre observe se estão alinhados.

    Para fazer a segunda fileira você deve usar o mesmo procedimento que foi usado na fileira anterior. Os tijolos poderão ser quebrados sempre que necessário para preencher as lacunas que ficarem. Você deve sempre utilizar um rumo que servirá de referência de alinhamento para fazer as fileiras seguintes. Também será necessário verificar sempre o alinhamento, para que as fileiras não desabem a qualquer momento.

  3. 3

    É lógico que a hipótese de contratar um profissional não pode ser descartada, porque além de terem técnicas, eles podem garantir a você que nada vai dar errado. Caso contrate um deles, aproveite para pedir dicas de como assentar tijolos corretamente.

    Agora se preferir fazer sozinho, o ideal seria ter alguém para lhe ajudar. Então converse com alguém da sua família ou um amigo e acerte o valor que será pago a essa pessoa.

Comentários
blog comments powered by Disqus