» Tecnologia » Eletrônicos » Como bloquear celular roubado

Como bloquear celular roubado

Galeria
Como bloquear celular roubado

Todos os anos, cerca de um milhão de aparelhos de celular são furtados no Brasil.
Além dos gastos que a situação implica, os furtos também trazem inconvenientes aos usuários, como a necessidade de bloquear o chip GSM, por exemplo.
Aprenda agora como bloquear um celular roubado sendo o mesmo método para ambas operadoras de celulares como Vivo, Tim, Claro e outras.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em casos de furto, a tecnologia GSM permite uma ação rápida por parte da vítima.
    Para bloquear um chip GSM furtado e, consequentemente, evitar que o ladrão utilize o número associado à sua conta de celular, basta entrar em contato com a sua operadora e solicitar o bloqueio.
    Essa ação é suficiente, no sentido de impedir que a pessoa que esteja em posse de seu aparelho o utilize para fazer ligações em seu nome, mas não impede que ela substitua o chip GSM por outro – facilmente adquirido em pontos de venda autorizados e continue utilizando o aparelho livremente.

  2. 2

    No entanto, há uma outra opção para bloquear o aparelho. Certamente essa solução não trará o seu celular roubado de volta, mas impedirá que o ladrão continue utilizando o aparelho ilegalmente.
    Esse bloqueio é realizado por meio da utilização da Identidade Internacional de Equipamento Móvel (International Mobile Equipment Identity, ou IMEI na sigla em inglês), um código numérico exclusivo para cada aparelho, como o chassi de um carro. Ao ter seu IMEI bloqueado, o aparelho de celular perde as funcionalidades que dependem da comunicação com uma operadora.
    Para realizar o bloqueio do IMEI, primeiramente, é necessário saber o código numérico específico do seu aparelho. Para ter acesso a essa informação, basta digitar *#06# e o número será exibido no display automaticamente. Tendo o número em mãos, o ideal é que você o guarde num local seguro.
    Assim, se infelizmente você tiver o aparelho furtado o que se espera que não aconteça, poderá reaver o IMEI sem dificuldades.

  3. 3

    No caso de um furto, a primeira atitude que você deve tomar é se dirigir a uma delegacia de polícia e solicitar a emissão de um Boletim de Ocorrência (BO), constituindo assim uma prova de que o celular não está em sua posse. Para requerer o bloqueio do número e do aparelho junto à operadora, é necessário que o BO já tenha sido efetuado.
    Porém fazer um BO não é nada complicado, na verdade, é possível solicitá-lo até mesmo pela internet. Depois de ter o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite primeiramente o bloqueio do chip GSM e o bloqueio do IMEI.

Comentários
blog comments powered by Disqus