» Hobby » Jogos e Brinquedos » Como brincar de elastico

Como brincar de elastico

Galeria
Como brincar de elastico

Aprenda como brincar de elástico e conheça algumas curiosidades da brincadeira. Saiba quais são os níveis de dificuldade e como acertar no jogo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • tira de elástico
  • cadeiras
  1. 1

    Na brincadeira de pular elástico é necessário que aja no mínimo três participantes para saltar.

    As crianças amarram as pontas de uma tira de elástico de aproximadamente três metros de comprimento.

    Feito a escolha das participantes você precisa de uma tira de elástico que meça por volta de três metros de comprimento.

    Amarre as pontas nos pés das demais participantes(uma em cada canto). Porém, se não houver crianças o suficiente você pode utilizar cadeiras.

    Caso não houver um elástico você pode utilizar também meias-calças como instrumento de improviso.

    O elástico amarrado nas pernas das duas participantes devem formar um retangulo com a distancia de três metros uma da outra.

    A terceira criança deve ficar do lado do elástico (esticado) e pular no meio do retangulo com uma ou com as duas pernas.

    A sequencia de pulos é estipulada pelas crianças e de acordo com o movimento do elástico que irá subir, descer e cruzar alternadamente.

    Uma canção, ou até mesmo o cantar de uma palavra, dividida sílaba por sílaba, pode determinar os movimentos de quem pula.

  2. 2

    Escolha uma canção dividindo silaba por silaba para determinar como serão os movimentos.

    O grau de dificuldade aumenta conforme os saltos da participante (nesse caso enquanto acertar, se errar muda-se os posicionamentos das crianças).

    A cada acerto o elástico sobe pela canela, passando pela batata da perna,joelho, coxa, cintura até ao peito chegando então ao grau mais elevado da brincadeira: o pescoço!

    Quando o grau de dificuldade chega ao peito e ao pescoço é preciso mudar as manobras de entrada e saída. No caso do pescoço as crianças que seguram o elástico devem usar os braços ao invés das pernas. O mesmo é valido para criança que salta. Sempre na sequencia de “dentro,fora,pisa,X” que são as palavras mencionadas na brincadeira.

    Assim que é acertado o passo a brincadeira recomeça pela canela. Dando a chance para as demais participantes também saltarem.

    Curiosidades sobre a brincadeira :

    O nome de comidas são muito populares nessa brincadeira como por exemplo: espaguete, chocolate e laranjinha.
    Outros nomes como: bicicleta, estrelinha ,céuzinho, capoeira e raspadinha são também exemplos.

  3. 3

    Na região do Cento-oeste a brincadeira é conhecida como "castelinho". No Nordeste nomes como: bigode, cebolinha, copo de leite são também variações de elástico.

    Já na região Norte do país os nomes comuns são: balão, vassourinha, fada e cruzada de Belém. No Sudeste a brincadeira é conhecida como: Capoeira, coca-cola e dentro fora.

Comentários
blog comments powered by Disqus