» Tecnologia » Software » Como calcular a area

Como calcular a area

Galeria
Como calcular a area

A área é uma atribuição matemática que nos indica qual é o valor do espaço de uma superfície. Na escola se aprende a calcular a área de pequenos objetos como cubos por exemplo, mas no dia a dia a área é muito importante por exemplo para descrever o tamanho de nossas casas ou mesmo do nosso país (O Brasil tem 8 514 876,599 km²).

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar, vamos explicar o que é a área. A área é a medida que nos indica o tamanho interno de objetos, podendo eles ser muito pequenos ou muito grandes. As suas unidades de medida costumam ser expressas em milímetros quadrados (mm²), centímetros quadrados (cm²), metros quadrados (m²), quilómetros quadrados (km²), milhas quadradas (mi²) entre outros, dependendo sempre das unidades correspondentes do que estamos a medir.

  2. 2

    Mas nem sempre é fácil calcular uma área. Existem diferentes fórmulas para calcular área de objetos que sejam geometricamente diferentes. Por exemplo, calcular a área de um campo de futebol é fácil. A área de um retângulo é calculada precisando apenas de saber o seu comprimento e a sua largura. Ou seja, a área do retângulo é A = c x l. Um campo de futebol pode ter até 90 metros de largura e 120 metros de comprimento, o que dá uma área de 10800 m² de área.

  3. 3

    Passando agora para o cálculo de um quadrado, e seguindo a lógica do cálculo da área do retângulo, será fácil perceber que para este caso como os lados são todos iguais, o cálculo da área seja, o lado vezes o lado ( A = l x l ) ou seja, ( A = l² ). No caso de um quadrado com 10 cm de largura, a sua área é de 100 cm².

  4. 4

    Mas nem todos os cálculos de áreas são assim tão simples. Por exemplo, calcular a área de um triângulo, não é da mesma forma. Quando temos um triângulo, a área já se calcula multiplicando a base do triângulo vezes a sua altura e dividindo tudo isso por 2 [A = (b x h) / 2].

  5. 5

    O círculo é outro objeto em que é muito importante saber a sua área. Mas neste caso é de simples resolução, já que sabendo qual é o raio do círculo (não esquecer que o raio é metade do diâmetro), o cálculo será apenas o quadrado do raio multiplicado pelo pi (π). ( A = r² x π ).

  6. 6

    Outras área importantes são a área de um trapézio em se calcula pela multiplicação da base maior mais a base menor a dividir por 2, vezes a altura do trapézio [A = (B+b)/2 x h].

Comentários
blog comments powered by Disqus