» Tecnologia » Software » Como calcular a area de um circulo

Como calcular a area de um circulo

Galeria
Como calcular a area de um circulo

A Matemática, ciência dos números e dos cálculos não tem uma data de origem certa. Os estudiosos calculam que surgiu há mais ou menos 2400 a.C.

Algumas tribos da época, tinham problemas diários com a contagem e medida de comprimentos e áreas. Com o tempo, alguns livros começaram a surgir e apresentavam algumas orientações básicas. Foram necessários muitos estudos e aperfeiçoamento para se chegar ao ponto em que estamos, com livros que nos trazem as regras e fórmulas necessárias para os cálculos matemáticos.

Com a Geometria, um dos ramos da Matemática, não foi diferente. Ela surgiu como um conjunto de conhecimentos práticos a respeito de comprimento, área e volume.

A palavra Geometria vem do grego e significa medir terras.

A Geometria está ligada à necessidade de melhorar a arrecadação de impostos das áreas rurais, na época dos faraós do Egito. Os agrimensores egípcios, na época, usavam como medida de comprimento, uma corda. Então aprenderam a determinar a área de lotes de terrenos dividindo-os em retângulos e triângulos.

Hoje sabemos calcular, de maneira muito simples as áreas, não importando a sua forma; como o círculo, que tem a forma um pouco diferente.

Sabemos que o círculo é a parte interna da circunferência. O raio é a reta que vai do cento até qualquer ponto da circunferência. Porém, para calcular a medida do raio, fica mais fácil dividir a medida do diâmetro por dois.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Meça o diâmetro do círculo.

    Calcule a medida do raio, dividindo a medida do diâmetro por 2. Se um círculo tem 16 cm de diâmetro, a medida do raio vai ser igual a 16cm : 2 = 8 cm.

    Lembre-se que o valor do pi é igual a 3,14, aproximadamente. A medida de uma circunferência qualquer dividida pela medida do seu diâmetro, vai dar sempre esse quociente.

  2. 2

    Veja a fórmula usada para se calcular a área do círculo:

    pi X o quadrado do raio.

  3. 3

    Aplique, então, a fórmula:

    pi X (8cm X 8 cm )

    3,14 X 64 centímetros quadrados = 200,96 centímetros quadrados.

    Observe que a área do círculo que tem 16 centímetros de diâmetro, é igual a 200,96 centímetros quadrados.

Dicas e AVISOS
  • Para encontrar a medida do raio, temos que dividir a medida do diâmetro or dois.
  • Para calcular a área do círculo, precisamos da fórmula: pi X o quadrado do raio.
  • Lembre-se sempre de que o pi é igual a 3,14, aproximadamente e que centímetro multiplicado por centímetro resulta em centímetro quadrado, assim como metro vezes metro dá metro quadrado.
Comentários
blog comments powered by Disqus