» Tecnologia » Software » Como calcular a área de um retângulo

Como calcular a área de um retângulo

Galeria

A Geometria é uma das áreas da Matemática ensinadas na escola, desde cedo. Existem várias figuras geométricas que devemos saber identificar e nomear. Porque calcular áreas e volumes é uma tarefa que pode surgir no quotidiano de qualquer um de nós, aprenda a saber fazê-lo quando a figura em questão é um retângulo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma régua
  • Caderno e lápis
  • Um Retângulo real ou desenhado
  1. 1

    Existem diversas figuras geométricas. A realidade está repleta delas nas coisas mais simples, como o próprio caderno de Matemática.
    As figuras mais comuns resultam de linhas retas fechadas, como o quadrado e o retângulo, ou de linhas curvas fechadas, tal como o círculo. Todas as figuras planas possuem vários lados com iguais ou diferentes dimensões e são essas dimensões que permitem o cálculo da sua área.
    É importante saber calcular a área dessas formas. Pode ser algo útil, por exemplo, para saber qual o tamanho da piscina ou do jardim que pretende colocar no terreno que adquiriu.
    Antes de mais, é preciso saber que tipo de figura geométrica temos à nossa frente. Essa diferenciação faz-se tendo em conta o número de lados da figura.
    O retângulo é um quadrilátero com 4 lados diferentes e a sua área será o produto da base pela altura e é expressa em centímetros quadrados ou metros quadrados. Para a encontrar, existem duas técnicas diferentes.

  2. 2

    Use uma régua e tudo será simples. Siga os próximos passos:
    1 - Pegue numa régua e meça (em centímetros) o comprimento do lado debaixo do retângulo. Esta será a medida da base da figura (Ex: 5cms).
    2 - Com a mesma régua e a mesma medida, ache o lado esquerdo do retângulo. Esta medida será considerada a altura da figura (Ex: 3cms).
    3 - Encontradas as medidas, multiplique a base pela altura de acordo com a seguinte fórmula: B x A = A2.
    4 - O valor encontrado é, pois, o correspondente à área da figura em causa.
    5 - No exemplo usado seria 5cm x 3cm = 15cm2.

  3. 3

    Se quiser compreender melhor como funciona esta fórmula, use o seguinte esquema:
    1 - Recorte um quadrado que tenha 1cm de lado.
    2 - Coloque o quadrado em cima da figura cuja área pretende achar.
    3 - Com a ajuda de um lápis desenhe esse mesmo quadrado quantas vezes forem necessárias até preencher toda a área do retângulo.
    4 - No final, conte o número de quadrados que desenhou. No exemplo fornecido, pode contar 15 quadrados de 1cm cada, ou seja, o retângulo tem 15cm2.

Dicas e AVISOS
  • Utilize uma calculadora
  • Assegure-se que tomou nota das medidas correctamente
  • Calcular a área de um retângulo não é o mesmo que a calcular a área de um quadrado!
Comentários
blog comments powered by Disqus