» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como calcular área

Como calcular área

Galeria
Como calcular área

Existem diversos tipos de figuras geométricas. É importante que as conheçamos e saibamos identificar, por isso, a Geometria é uma das mais importantes temáticas da Matemática. Ensina-se na escola, logo desde cedo e pode aplicar-se por toda a vida, no nosso dia-a-dia. Calcular áreas e volumes é uma tarefa que pode surgir no cotidiano de qualquer um de nós. Aprenda, portanto, a saber como calcular a área de uma figura geométrica.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Calculadora
  • Caderno para anotações
  • Lápis ou caneta
  • Régua
  1. 1

    No nosso mundo e no nosso dia-a-dia, a realidade está repleta de figuras geométricas. Elas estão presentes nas coisas mais simples, como o próprio caderno de Matemática que usamos para fazer as contas na escola.
    As figuras geométricas mais comuns resultam de linhas retas fechadas, como o quadrado e o retângulo. Há também algumas que advêm de linhas curvas fechadas, tal como o círculo. O certo é que todas elas, sendo planas, possuem vários lados com iguais ou diferentes dimensões. É através das dimensões dos seus lados que conseguimos calcular a sua área.
    Executar esta tarefa é simples e pode ser-lhe útil em diversas ocasiões. Imagine que você quer, por exemplo, saber qual o tamanho da piscina que vai colocar no seu jardim. Para isso terá de fazer um plano e calcular as áreas da piscina e do jardim.
    Na maioria dos casos, a área das figuras acha-se multiplicando lado por lado. O resultado expressa-se em centímetros quadrados ou metros quadrados.

  2. 2

    Vamos pegar num exemplo para tornar a explicação mais simples, de modo a que você entenda bem o que se pretende. Vamos usar como exemplo o retângulo.
    Uma das formas mais simples é auxiliar-se de uma régua, seguindo os próximos passos:
    - Pegue na régua e meça o comprimento do lado debaixo do retângulo. Esta medida será a base da figura e deve ser expressa em centímetros - Ex: 10cms.
    - Ache também o lado esquerdo do retângulo. Esta é a altura da figura, igualmente expressa em centímetros - Ex: 5cms.
    - Após ter tomado nota das medidas, multiplique a base pela altura. Deve seguir a fórmula: B x A = A2. O valor encontrado corresponde à área da figura em causa. No exemplo usado seria 10cm x 5cm = 50cm2.

  3. 3

    Já se tomarmos em conta uma figura resultante de linhas curvas, o cálculo é um pouco diferente. Se quiser calcular a área de um circulo deve fazer o seguinte:
    - Pegue numa régua e divida o círculo em duas partes exatamente iguais.
    - O traço que vai de um lado ao outro da circunferência chama-se “Diâmetro”. Deve dividir ao meio a medida desse traço para achar o “Raio”. Ex.: Raio = 5 cm
    - A medida do raio deve ser usada ao quadrado e multiplicada por um valor irracional constante chamado de pi e representado pela letra grega π. Por ser um número irracional, o pi possui infinitas casas decimais, no entanto, para cálculos corriqueiros, podemos utilizar o valor de 3,1416 ou mesmo apenas 3,14.
    - Assim sendo, a fórmula que lhe permite achar a área de um circulo ou circunferência é: R2 x π = A2.
    - O resultado desta multiplicação será precisamente o valor da área e, à semelhança do exemplo anterior, deve ser expresso em centímetros quadrados ou metros quadrados. No exemplo usado seria 52cm x π = 25 x 3,14 = 78,5 cm2.

Dicas e AVISOS
  • Não esqueça que a área é calculada consoante o tipo de figura que tem em mãos.
Comentários
blog comments powered by Disqus