» Tecnologia » Software » Como calcular bytes

Como calcular bytes

Galeria
Como calcular bytes

Para entendermos este artigo, primeiro precisamos saber que um byte é uma unidade de dados composta por 8 dígitos binários, ou bits. Cada bit pode assumir dois valores diferentes, 1 ou 0. Isso se deve ao fato deles serem a representação gráfica de um impulso elétrico, que pode ser apenas positivo ou negativo.

Sabendo que um byte é composto por 8 dígitos binários que só podem assumir 2 valores diferentes cada, só nos resta calcular: elevando 2 à oitava potência temos 256(2x2x2x2x2x2x2x2=256), que é o número de combinações possíves que um byte pode ser.

Cada uma dessas 256 combinações diferentes representa uma letra, sinal de pontuação ou outros símbolos. É assim que os computadores compreendem que tecla pressionamos quando digitamos no teclado, por exemplo.

Para padronizar essa interpretação, os computadores utilizam a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange, ou Codificação Padronizada Americana para Troca de Informações), que mostra a qual caratere cada combinação binária corresponde, permitindo assim, que os computadores traduzam as 256 combinações diferentes para caracteres que possam ser compreendidos pelos humanos.

A partir daí, foram criadas métricas para a compreensão humana da capacidade de armazenamento e processamentos dos computadores. Sabendo disso, podemos dar início ao nosso primeiro passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Calculadora
  1. 1

    Neste primeiro passo aprenderemos a reconhecer as nomenclaturas referentes às quantidades de dados, para que assim, possamos identificá-las e calculá-las. Veja a tabela abaixo:

    1 Byte = 8 bits
    1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes
    1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes
    1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes
    1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes

    Note que, diferentemente de como acontece com outras unidades de medida (metros, litros e etc), cada unidade representa uma relação de 1:1024 com a anterior, e não de 1:1000 (1 Litro = 1000 Mililitros).

    Vale ressaltar também, que na transmissão de dados entre computadores - internet, por exemplo - não usamos bytes como métrica, apenas bits.

    1 kilobit (Kb) = 1024 bits
    1 megabit (Mb) = 1024 Kilobits
    1 gigabit (Gb) = 1024 Megabits
    1 terabit (Tb) = 1024 Gigabits

    Quando queremos representar a velocidade de uma conexão, usamos o termo "bits por segundo". 1 Mbps, por exemplo, significa que a sua conexão tem a velocidade de 1 megabit por segundo.

  2. 2

    O segundo passo se resume apenas em multiplicar ou dividir a quantidade de dados, assim como fazemos quando desejamos traduzir quilômetros para metros ou centímetros.

    Por exemplo: 1 GB = 1024 MB = 1048576 KB, e assim por diante.

Dicas e AVISOS
  • Note que, em se tratando de Bytes, a letra 'b' da sigla é sempre maiúscula, porém, quando falamos de bits usamos sempre um 'b' minúsculo.
Comentários
blog comments powered by Disqus