» Alimentos » Receitas » Como calcular metro quadrado

Como calcular metro quadrado

Galeria
Como calcular metro quadrado

Comecemos pelo metro, que é a 10.000.000ª parte da quarta parte do meridiano terrestre, cujo uso só tornou-se obrigatório no Brasil em 1º de janeiro de 1874 pelo decreto nº 5.089 de 18 de setembro de 1872. No período anterior a 1874 usávamos aqui no Brasil e também no mundo medidas de comprimento das mais variadas e complicadas, que mudavam com o tempo ou conveniência, bem como eram escolhidas de forma arbitrária, como o cúbito, o pé, a jarda e a milha. O metro assim veio a tornar-se a unidade de medida de cumprimento por excelência, mas deixemos as pinceladas históricas do metro e passemos adiante, para o metro quadrado.
O metro quadrado surgiu da necessidade de medições que o metro, com seus submúltiplos e múltiplos, como medida linear, por si só, não bastava para resolver. Podia-se mediar a largura de um terreno ou o seu comprimento com o metro, mas como medir o espaço que esse terreno ocupa? Foi necessário então ter uma medida para medir superfícies ou áreas. Não, o metro não foi abandonado ao ostracismo, tanto é que ele está aí, quadradão pelo tempo, mas nunca saiu de moda.
Para medir a superfície ou área de um terreno, de uma porta, de uma parede ou de uma simples folha de papel, tomou-se o bom e velho metro, como ponto de partida, pois é através dele ou de seus submúltiplos e múltiplos que se chega à superfície, área ou tamanho de um terreno, porta, parede, folha etc.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tomamos, por exemplo, uma folha de madeira com um metro de largura e um metro de comprimento. Para chegarmos ao espaço que esta folha de madeira ocupa, devemos medir a sua largura e o seu comprimento. Bem, sabemos que esta folha de madeira é quadrada, pois a sua largura é igual ao seu comprimento. Assim, temos uma folha de madeira com um metro em cada uma das suas dimensões, ou seja, uma folha de madeira com um metro quadrado (m²).
    Conceituou-se então como a unidade de medida para medir áreas o metro quadrado, que é um quadrado que mede um metro em cada um de seus lados. Todas as vezes, portanto, que multiplicarmos metro por metro, teremos metro quadrado. É claro, para superfícies e áreas menores, utilizaremos os submúltiplos do metro e para superfícies maiores, os seus múltiplos.
    Vamos calcular a área de um terreno que tenha 23 m de largura por 7 m de comprimento:
    23 X 7 = 161, ou seja, o terreno tem 161 m².

  2. 2

    Os submúltiplos do metro são:
    DECÍMETRO (dm), que é a décima parte do metro (0,1m);
    CENTÍMETRO (cm), que é a centésima parte do metro (0,01m);
    MILÍMETRO (mm), que é a milésima parte do metro (0,001m);

  3. 3

    Os múltiplos do metro são:
    DECÂMETRO (dam), que equivale a dez vezes o metro (10m);
    HECTÔMETRO (hm), que equivale a cem vezes o metro (100m);
    QUILÔMETRO (km), que equivale a mil vezes o metro (1000m);

Comentários
blog comments powered by Disqus