» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como calcular o FGTS a ser pago

Como calcular o FGTS a ser pago

Galeria
Como calcular o FGTS a ser pago

O FGTS, é o fundo de garantia do tempo de serviço, ou seja, é um depósito que a sua empresa em que você trabalha faz todo mês como garantia futura que pode ser retirada no ato da sua aposentaria ou em outros casos como para financiar a sua casa e afins. Foi criado com o intuito de proteger o trabalhador que não é demitido por justa causa, sendo que se você for demitido a empresa tem que pagar uma parcela do seu FGTS, que é de 50% do seu fundo de garantia, sendo que 40% vão para o fundo e 10% vai para a caixa econômica federal.
O FGTS, não é descontado do salário e seu depósito deve ser feito até o sétimo dia útil de cada mês. É depositado 8% do seu salário e se você for um aprendiz é depositado 2% do seu salário. Têm direito ao fundo de garantia todos os trabalhadores regidos pela CLT - consolidação das leis do trabalho, sejam rurais ou urbanos. Não têm direito trabalhadores autônomos, servidores públicos e civis que possuem regimento autônomo e trabalhadores que eventualmente prestam serviços provisórios.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O cálculo do seu FGTS é simples e é seu direito recebe-lo se você se encaixa em uma das características acima, fique muito atento se sua empresa deposita o seu fundo de garantia todo mês. O FGTS é calculado em cima do seu salário bruto e sofre correções de 3% ao ano de rendimento. Pegue seu salário, use uma calculadora se necessário e calcule 8% do mesmo para saber quanto é depositado por mês, após isto você pega a quantidade que achou e multiplica por 12, que é o número de meses do anos. Agora você pega a quantidade que deu desta multiplicação e acrescenta 3%, ou seja, multiplica por 1,03 que dará a quantidade que rendeu naquele ano para você. Caso você queira fazer nos próximos anos a conta, peque o valor que você já possui, acrescente o valor que é depositado ao longo dos 12 meses e multiplique por 1,03 que dará a o valor que você tem no seu FGTS.

Comentários
blog comments powered by Disqus