» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como calcular o fgts em atraso: saiba mais

Como calcular o fgts em atraso: saiba mais

Galeria
Como calcular o fgts em atraso: saiba mais

Criado pelo Governo Federal em 1966 o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS – se encontra entre as mais importantes conquistas obtidas pela classe trabalhadora brasileira.

Sua função é amparar os trabalhadores caso ocorram situações como encerramento das relações de emprego, doenças ou catástrofes naturais que venham prejudicar a funcionalidade ou capacidade de produção do trabalhador.

Por exemplo, trabalhadores acometidos por doenças como AIDS ou câncer munidas de um laudo médico e documentos pessoais podem sacar o saldo do FGTS contido em sua conta.

Instruções
  1. 1

    Como é Feito o Recolhimento do FGTS

    Conforme rege a legislação trabalhista brasileira o recolhimento FGTS é uma obrigação do empregador.

    Uma vez contratado o empregado deve ser inscrito na Previdência Social, sendo que mensalmente até o sétimo dia útil, o empregador é obrigado a depositar junto à Caixa econômica Federal uma parcela correspondente a 8% do salário de seus empregados.

    As empresas contam com a opção de contratar contabilistas para a realização dos cálculos do FGTS devido e fazer o pagamento através de guias especiais que podem obtidas junto a um site na internet denominado Conectividade Social.

  2. 2

    Penalidades Em Casos de Atraso no Recolhimento do FGTS

    De acordo com o artigo 22 que pertence à lei 8.036/90, o empregador que se abster ou não depositar a parcela do FGTS no prazo previsto, sofrerá a penalidades como:

    Incidência da Taxa Referencial –TR – proporcional aos dias em atraso.

    Incidência de 0,5% ao mês de juros de mora.

    Incidência de 5% de multa sobre o valor devido se ainda for pago durante o mês de vencimento ou 10% se a dívida for paga em meses posteriores.

  3. 3

    Como Calcular o FGTS em Atraso No Computador

    Acessando o endereço eletrônico www.caixa.gov.br que pertence a Caixa Econômica Federal, você encontra um programa de computador que pode lhe ajudar no cálculo do FGTS em atraso.

    Este programa possui uma interface que facilita a realização dos cálculos, bastando apenas inserir todos os dados corretamente que o software calcula tudo.

  4. 4

    Como Calcular o FGTS em Atraso Manualmente

    Para calcular o valor do FGTS em atraso manualmente o primeiro passo é colocar no papel o valor do salário pago ao funcionário e em seguida adicionar (se houverem) comissões, adicionais noturnos ou periculosidade, horas-extras, etc.

    Feito isto some tudo, o valor obtido deve ser multiplicado por 8%.

    O próximo passo é acrescentar o valor da taxa referencial, os juros de mora e a multa conforme os meses em atraso.

Comentários
blog comments powered by Disqus