» Tecnologia » Software » Como calcular tangente

Como calcular tangente

Galeria
Como calcular tangente

A tangente é uma das três funções trigonométricas básicas, sendo o seno e o cosseno as outras duas. Estas funções são essenciais para o estudo de triângulos e relacionar os ângulos do triângulo com os seus lados. A definição mais simples da tangente usa as razões dos lados de um triângulo retângulo, e os métodos modernos expressam esta função como a soma de uma série infinita. As tangentes podem ser calculadas diretamente quando os comprimentos dos lados do triângulo são conhecidos e podem também ser derivadas de outras funções trigonométricas. veja como calcular:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • calculadora com funções trigonométricas
  1. 1

    Identifique e atribua um símbolo ou letra às partes de um triângulo retângulo. O ângulo reto está formado no vértice C, e o lado oposto será a hipotenusa h. O ângulo θ será no vértice A, e o restante será B. O lado adjacente ao âgulo θ será o lado 'b' e o lado oposto ao ângulo θ será 'a'. Os dois lados de um triângulo que não sejam a hipotenusa são conhecidos como as pernas do triângulo.

  2. 2

    Defina a tangente. A tangente de um ângulo é definido como a razão entre o comprimento do lado oposto ao ângulo ao comprimento do lado adjacente ao ângulo. No caso do triângulo do Passo 1, para θ = a / b.

  3. 3

    Determine a tangente de um triângulo retângulo simples. Por exemplo, as pernas de um triângulo retângulo isósceles são iguais, então a / b = tan θ = 1. Os ângulos são iguais também θ = 45 graus. Portanto, a tangente de um ângulo com 45 graus = 1.

  4. 4

    Derive a tangente a partir de outras funções trigonométricas. Desde que sin θ = a / h, e cosseno θ = b / h, então sin θ / cosine θ = (a/h) / (b/h) = a/b = tan θ. Portanto, tan θ = sine θ / cosseno θ.

  5. 5

    Calcule a tangente de qualquer ângulo com maior precisão:

    sin x = x - x^3/3! + x^5/5! - x^7/7! + ...
    cosseno x = 1 - x^2/2! + x^4/4! - x^6/6! + ...
    Então, tan x = (x - x^3/3! + x^5/5! - x^7/7! + ...) / (1 - x^2/2! + x^4/4! - x^6/6! + ...)

Comentários
blog comments powered by Disqus