» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como calcular tempo de serviço

Como calcular tempo de serviço

Galeria
Como calcular tempo de serviço

Todo o cidadão brasileiro que trabalha com Carteira de Trabalho assinada por um determinado tempo e faz contribuições para o governo tem direito a aposentadoria. Para os homens o tempo exigido é de 35 anos, já para as mulheres cai para 30 anos.

Para saber se o indivíduo pode solicitar o seu benefício é preciso calcular o seu tempo de serviço. Dessa maneira o cidadão poderá saber o tempo que ainda falta para se aposentar, a partir das contribuições que já foram feitas para a Previdência Social.

A partir de alguns métodos é possível encontrar este resultado. Confira abaixo como calcular tempo de serviço.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar é importante saber que o tempo pode variar de acordo com o valor da contribuição que pode ser feita, pois o valor pago é diferenciado para alguns setores.

    O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) oferece três alíquotas diferentes para os cidadãos. A primeira é de 8% para segurados empregados, 9% para trabalhadores domésticos e 10% para empregados avulsos.

    Para realizar o cálculo é preciso acessar o portal da Previdência Social, que oferece um simulador online, de modo a dar mais praticidade para quem deseja realizar este procedimento.

    Portanto, dirija-se até o site. Ao entrar na página é preciso clicar sobre o link ‘’Serviços’’.

  2. 2

    Na próxima etapa é preciso pressionar a opção ‘’Calcular tempo de serviço’’. Feito isso, a pessoa será redirecionada para outra página onde deverá fornecer os dados requisitados, somente dessa maneira será possível verificar quanto tempo faltar para pedir o benefício.

    Para prosseguir tem-se que fornecer o tempo de trabalho com Carteira assinada e o valor das contribuições que já foram feitas.

    Após este processo o internauta deverá clicar sobre o botão ‘’Fazer Cálculo’’ e, a partir daí será evidenciado na tela o tempo de serviço que o cidadão tem, bem como quanto falta para se aposentar.

  3. 3

    Outra opção para quem deseja obter esta informação é ir diretamente até uma unidade da Previdência Social. Neste caso é necessário levar consigo a Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de que a contribuição realmente está sendo feita, podendo ser o holerite.

    Ao ser atendida a pessoa poderá solicitar o cálculo do tempo de serviço que já tem e quanto ainda terá de trabalhar.

    Além disso, o contribuinte também poderá realizar uma simulação para verificar qual será o valor do benefício que irá receber ao se aposentar.

Dicas e AVISOS
  • Realize o cálculo no portal da Previdência Social.
Comentários
blog comments powered by Disqus