» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como calcular watts em kwh

Como calcular watts em kwh

Galeria
Como calcular watts em kwh

O watt (W), é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades. O kWh é uma unidade de energia. Não existe uma correspondência direta entre estas duas unidades, elas significam coisas diferentes. Existe imensa confusão no uso das unidades watt-hora e o watt. Um kWh é a quantidade de energia utilizada para alimentar uma carga com potência de 1 kW (1000 watt) pelo período de uma hora, ou seja, se você tiver um aquecedor de 1000 W (1 kW), irá gastar 1 kWh.
Se você fizer o cálculo da energia gasta por cada aparelho que tem em casa, é uma boa maneira de você fazer uma estimativa de quanto vai ser a sua factura elétrica no final do mês. Basta para isso saber quanto é que o seu fornecedor de eletricidade cobra por cada kWh consumido.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Saber a potência do aparelho eletrônico em watt (W). Geralmente vem escrita nas características elétricas do aparelho. Vamos supor que tem uma potência de 2500 W, este valor vai ser usado mais à frente para exemplificar o cálculo da energia.

  2. 2

    Se você não souber a potência que o aparelho consome, pode efetuar uma medição usando um amperímetro para saber a corrente que está sendo gasta. Como a potência (em watt) é igual ao produto da tensão e da corrente, é só multiplicar o valor lido em Ampere (A) , pela tensão em Volt (V) que alimenta o aparelho. Vamos supor que o seu amperímetro mediu 10,87 A, e vamos supor que o aparelho está ligado a 230 V, 10,87*230=2500,1 W.

  3. 3

    Saber o tempo que o aparelho vai estar ligado à corrente elétrica. Se um aparelho estiver 3 horas e 30 minutos ligado, usaremos 3,5 horas, ou seja, convertemos os 30 minutos, para 0,5 (intervalo entre 0 e 1). Pode usar a seguinte fórmula: x(horas)=minutos_lidos/60. Vamos supor que está 2 horas ligado para que no seguinte passo se possa calcular a energia consumida.

  4. 4

    Usando a fórmula Energia=Potência*nº de horas ligado temos: E (Wh) =2500*2=5000 Wh. Note que deu uma energia que parece muito elevada, isto porque as unidades estão em Wh, basta dividir por 1000 e obtém 5 kWh. Outra maneira de calcular é converter logo a potência de W para kW, ou seja, 2500 W = 2,5 kW, e depois multiplicar pelas horas de consumo, 2,5*2 = 5kW. Da segunda maneira não é preciso dividir por 1000, pois a potência já foi convertida de W para o seu múltiplo, kW.

Comentários
blog comments powered by Disqus