» Tecnologia » Software » Como calcular x

Como calcular x

Galeria
Como calcular x

O cálculo é um ramo bastante importante da matemática e que por vezes é um verdadeira quebra cabeças para muita gente. O cálculo é uma “ciência” que foi desenvolvido com base na Álgebra e na Geometria, estando aplicado em todos os cálculos que envolvam movimento, crescimento, distâncias e onde algo é acionado produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O cálculo de incógnitas por vezes torna-se bastante complexo mas sem necessidade. Está muitas vezes associado a cálculos de distâncias e quando aprendemos costuma ser com contas pequenas. Quando a gente aprende na escola este tipo de cálculos, as primeiras vezes em que aparecem cálculos de incógnitas, estão normalmente associadas a objetos geométricos mas também a diversos problemas do quotidiano.
    O cálculo de uma incógnita de fácil determinação é por exemplo o seguinte exemplo:
    Tendo o Flamengo marcado 6 gols nas duas primeiras jornadas, sendo que no primeiro jogo marcou 4 gols, quantos gols marcaram eles na segunda jornada? Para este problema, “X” é a incógnita, neste caso, o número de gols do segundo jogo, ficando: 6 = 4 + X >=> X=2
    Como frisado no texto acima, o cálculo de perímetros de figuras geométricas são normalmente um dos vários exemplos colocados às crianças na escola, para realizarem cálculos de achamento de variáveis como o “X”. No caso de um quadrado como o da figura, em que a gente tem o valor do perímetro da figura geométrica, e necessita de saber o valor de cada um dos lados é fácil de achar. Se por exemplo, o perímetro for 12, sabendo que um quadrado tem 4 lados iguais, teremos que P = 4 * x. Neste caso, 12 = 4 * x >=> x = 3.
    Até agora, formam exemplos que são de fácil interpretação para toda a gente, mas para outro tipo de sólidos, seja ele para o cálculo de perímetros, áreas ou volumes, é usado o mesmo método de cálculo apesar de mais complexo.
    Quando a incógnita tiver um valor quadrado ou cúbico, aí terão de ser usadas fórmulas mais complexas de cálculo, sendo elas a fórmula resolvente e a regra de Ruffini. Poderiam ser realizados um mar de exemplos sobre o cálculo de incógnitas “X”, podendo por exemplo serem colocadas várias vezes a mesma incógnita numa só equação, tendo de agrupá-la de forma a calcular a incógnita, por exemplo,
    5x + 2 = 2x -1 >=> 3x = 1 >=> x = 1/3
    Neste caso funcionou porque as duas incógnitas existentes são as mesmas, caso fosse uma incógnita “x” e “a” já não poderia ser calculada, tendo que uma ficar em função da outra.

Comentários
blog comments powered by Disqus