» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como calcular xi em estatística

Como calcular xi em estatística

Galeria
Como calcular xi em estatística

O ponto médio (Xi) de uma sequência de dados é uma das medidas de posição desta sequencia, ou seja, é uma indicação de como os dados estão distribuídos e se concentram nesta sequencia.

O ponto médio é um ponto que divide a sequencia de dados em duas partes, e é igual à media aritmética do maior e menor valores da sequência:

xi= (Maior Valor+Menor Valor) /2

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Então, para calcularmos Xi, precisamos:
    -Somar o maior valor e o menor valor da sequencia de dados
    -Dividir por 2

    Por exemplo, para uma sequência de dados igual a:

    1 3 7 8 8 12 13 14 15 16

    Teremos
    xi= (16+1) /2=8,5

  2. 2

    É importante entender que o ponto médio é uma medida que depende somente do maior e menor valores da sequencia de dados, e não descreve o restante dos dados, sendo útil somente quando nos interessa somente a informação fornecida pelos limites inferior e superior da sequencia. Para entender isto melhor, observe as seguintes sequências de dados:

    1 1 1 1 1 1 1 1 1 16

    8 8 8 8 8 9 9 9 9 9

    2 3 7 7 7 13 13 14 16 15

    1 16 16 16 16 16 16 16 16 16

    1 16

    É fácil ver que elas são totalmente diferentes entre si, porém todas tem o mesmo ponto médio, 8,5. Até mesmo a última linha, que contém somente dois elementos, tem o mesmo ponto médio das demais, pois a média destes dois elementos é igual ao ponto médio das demais sequencias. Ou seja, ter somente o valor do ponto médio de uma sequencia nos dá informações sobre os pontos máximo e mínimo da sequencia, mas não nos diz nada sobre o restante dos dados.
    O ponto médio por si só, não é muito utilizado, porém ele é importante no cálculo de outras características da sequencia de dados, como a média aritmética ponderada e a distribuição de frequência.
    Então, se precisarmos de mais informações sobre a sequência, devemos utilizar outras medidas de posição, como a média, a mediana e a moda, ou as medidas de dispersão, que nos dão informação sobre a magnitude da concentração dos dados na sequencia, como a amplitude, o desvio médio, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação.
    Tendo a nossa disposição todas estas ferramentas, é possível determinar as características de uma dada sequencia de dados, o que é muito importante na analise

Comentários
blog comments powered by Disqus