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Como caminhar corretamente

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Como caminhar corretamente

A caminhada é uma atividade física que gera inúmeros benefícios ao organismo: emagrece, melhora o condicionamento físico, ajuda a minimizar os sintomas da depressão e da ansiedade, reduz os riscos de infarto e acidentes vasculares, ajuda a evitar o diabetes e ainda garante melhora da libido e do humor. Confira todos os cuidados necessários para caminhar corretamente, sem gerar riscos à coluna e à estrutura óssea em geral.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você escolheu a caminhada como atividade física, procure inicialmente um médico de modo a verificar como está o seu condicionamento físico, pressão arterial, articulações e coluna. Siga rigorosamente todas as orientações do profissional de modo a evitar lesões no futuro.

  2. 2

    Compre um tênis próprio para a caminhada, mesmo que seja necessário pagar um pouco mais caro. Opte por um tênis que apresente completo sistema de amortecimento e refrigeração, de modo que os pés não fiquem com uma temperatura muito elevada durante a realização do exercício. Faça a caminhada sempre com meias de algodão.

  3. 3

    Antes de iniciar a caminhada, faça séries diversificadas de alongamento:

    - Alongamento para os membros superiores e coluna: com as mãos unidas, eleve os braços para cima, esticando o máximo que puder. Permaneça nesta posição por 40 segundos. Mantenha os braços esticados e dobre o tronco, com a coluna reta e mantenha os joelhos esticados. Permaneça nesta posição por mais 40 minutos. Depois, solte os braços em direção aos pés, tentando encostar as pontas das mãos nas pontas dos pés.

    - Alongamento para as pernas: sente-se sobre um colchonete com as colunas retas e as pernas esticadas. Dobre inicialmente a perna direita e tente levar as pontas das mãos à ponta do pé esquerdo, permanecendo nesta posição por 40 segundos. Repita o alongamento para o lado oposto.

    - Alongamento para a panturrilha: suba e desça na ponta dos pés pelo menos 10 vezes. Em um degrau de escada, apoie um dos pés e deixe o outro como se descesse o degrau, de modo a alongar toda a musculatura da panturrilha. Repita para o lado oposto.

  4. 4

    A primeira semana de treino deve ser composta por 3 dias de atividade de pelo menos 30 minutos. Prefira se exercitar em linha reta, evitando subidas e descidas. Evite caminhar em ambientes muito movimentados e em que seja necessário parar várias vezes em consequência dos sinais de trânsito. O ideal é escolher ambientes mais tranquilos como praças e parques, de modo a evitar interrupções durante o exercício.

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