» Família » Relacionamentos e Família » Como casar no cartorio

Como casar no cartorio

Galeria
Como casar no cartorio

O casamento é uma cerimônia em que duas pessoas fazem seus votos de fidelidade e companheirismo de comum acordo. Algumas dessas cerimônias possuem caráter religioso, ou seja, são celebradas em uma igreja, de acordo com a religião dos noivos.

A celebração na igreja se dá devido a fé de cada um de que Deus estará acompanhando aquele casal e derramando suas bênçãos sobre eles. Mas alguns casais optam por celebrarem a união apenas com o casamento no civil.

De acordo com as leis somente podemos considerar duas pessoas como casadas dentro do nosso país se elas tiverem casadas no civil, onde registrarão a sua união em cartório. O casamento no religioso não serve como união perante a lei.

Antes de ir até o cartório para realizar o casamento procure saber mais sobre a comunhão de bens, pois vocês precisarão informar a escolha do casal ao juiz.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se casar no civil você precisará primeiramente verificar no cartório qual será a data e hora para que ocorra a realização do seu casamento.

    Essas informações serão repassadas pelo próprio cartório que é o responsável pela marcação.

  2. 2

    O casamento no cartório é público, portanto qualquer pessoa que ali esteja poderá acompanhar a sua cerimônia do inicio até o fim.

    Para realização do mesmo, além da presença dos noivos, é obrigatória a presença de um escrevente, o juiz de casamento e no mínimo duas testemunhas, que normalmente são seus padrinhos.

  3. 3

    É importante ressaltar que o casamento no civil é realizado durante o dia e que o tempo para que ela ocorra é curto. Para essa cerimônia a noiva não entrará vestida como em uma cerimônia religiosa, o vestido de noiva é dispensado para essa ocasião.

  4. 4

    Antes de convocar suas testemunhas (padrinhos), verifique no cartório onde você irá se casar quantas pessoas poderão assinar o livro, a quantidade pode variar de cartório a cartório.

  5. 5

    A entrada dos noivos será feita lado a lado e o juiz de casamento fará a leitura. Quando a leitura for finalizada é o momento de vocês trocarem suas alianças.

    Vocês assinarão o livro e, logo após as testemunhas (padrinhos) também o farão.

  6. 6

    Os noivos receberão ao final da cerimônia o que chamamos de certidão de casamento, desse modo já poderão se considerar casados perante a lei, basta decidir agora se desejam ou não se casar também no religioso.

  7. 7

    Para o seu casamento no civil você também poderá contar com um bom fotógrafo, não há restrições para a entrada desse profissional.

Comentários
blog comments powered by Disqus