» Casa » Como Citar Sites

Como Citar Sites

Galeria
Como Citar Sites

Citar sites tem sido um desafio em trabalhos escolares, visto que, hoje em dia, as fontes de pesquisas não são mais apenas bibliográficas. Com o avanço da tecnologia e com a instauração da chamada “era da modernidade”, a maioria das bases de consulta para trabalhos acadêmicos, por exemplo, tem sido em meio eletrônico.

Dessa forma, saber citar um site corretamente torna-se imprescindível para quem está imerso na cultura escolar no século 21, principalmente a partir do reforço da política de preservação dos direitos autorais, regida no Brasil pela Lei 9.610. Vale destacar que qualquer citação sem a devida referência pode acabar em um longo processo penal. Assim, se seu trabalho foi feito a partir de algum site visitado, email recebido ou qualquer base de dados digital, não se preocupe, siga os passos a seguir que você aprenderá como citar, devidamente, as fontes eletrônicas. Os passos a seguir são fundamentados na perspectiva da Associação Brasileira de Normas Técnicas do Brasil (ABNT), mas você também pode usar as regras de Vancouver ou a normatização americana se preferir.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Um editor de textos
  1. 1

    Copie do seu navegador o endereço eletrônico a ser citado. Na hora de citar sites, isto é, citar obras consultadas on-line, você deve digitar o endereço consultado entre os sinais matemáticos de maior e menor, a saber: ">" e "<". Este deve vir precedido da expressão “Disponível em:”. Se o seu teclado não tiver esses símbolos, você pode inseri-los utilizando o recurso do Microsoft Word “Inserir", clicando, em seguida, na opção "símbolos”.

    É importante destacar que em um trabalho acadêmico, após copiar o link e colá-lo em um arquivo de doc., você deverá clicar com o mouse com o botão direito e em seguida selecionar a opção "remover hiperlink". Você pode fazer isso manualmente também do seguinte modo: selecione o endereço, mude a cor e retire o sublinhado na guia de ferramentas do Word.

  2. 2

    Indique a data em que você acessou o site. Para tanto, será necessário colocar antes a expressão “Acesso em:”. Vale destacar que a data deve seguir o seguinte padrão: dia (disposto em algarismo arábico), mês (abreviado e escrito por extenso) e ano. Observação: no Brasil, o único mês que deve ser escrito sem abreviações é o mês de maio, todos os outros devem ser abreviados da seguinte maneira: jan.; fev.; mar.; abr.; jun.; jul.; ago.; set.; out.; nov.; dez. Cuidado: não se esqueça de colocar um ponto final após a terceira letra.

  3. 3

    Embora nem todos os arquivos publicados exclusivamente em meio eletrônico contêm todas as informações citadas no Passo 2, busque sempre seguir o seguinte padrão: AUTORIA. Título do serviço ou produto. Versão (se houver). Local (cidade) de publicação: Editor, data de publicação. Disponível em: . Acesso em: dia mês e ano. Você poderá acrescentar também: ilustrador, revisor, adaptador, compilador, páginas e/ou volumes, série editorial, coleção, ISBN, entre outros.

    Para saber mais sobre citações consulte sempre o manual de normatização técnica da ABNT, caso a sua escola ou faculdade possua um manual próprio, siga sempre as recomendações do mesmo para que o seu trabalho fique em conformidade com o que é exigido pela instituição de ensino.

Dicas e AVISOS
  • Não confie na memória: na hora de fazer uma citação sempre consulte manuais ou contrate um especialista da área.
  • A citação sempre deve ser conforme alguma agência reguladora de normas técnico-científicas, como, por exemplo, as normas da ABNT ou as de Vancouver.
  • Em uma pesquisa, sempre anote os dados completos do site consultado. Isso facilita muito na hora de se fazer a referência.
  • Salve o site que você consultou nos favoritos de seu navegador, criando uma pasta específica para o trabalho que está sendo desenvolvido. Dessa forma, será muito fácil encontrar os sites a serem citados quando você precisar.
  • A omissão de referências pode ser considerado plágio, quebra de direitos autorais, o que é crime conforme a Lei 9.610.
  • Caso você se esqueça dos sites busque na internet por meio de palavras chave que você encontrará no próprio texto, assim as chances de recuperá-lo são muito maiores.
Comentários
blog comments powered by Disqus