» Casa » Computadores » Como clarear a tela do notebook

Como clarear a tela do notebook

Galeria
Como clarear a tela do notebook

Notebook significa caderno ou agenda em português, mas acabou conseguindo mais um significado - computador portátil - e se juntou aos seus irmãos netbook, laptop e tablet. Samsung, Positivo, Apple, Acer (considerada pelos especialistas a melhor marca de notebooks disponíveis no mercado brasileiro), entre outras, fabricam seus notebooks cheios de novidades e recursos cada vez mais cômodos para nós. Porém existem certas dificuldades para os leigos em computadores portáteis devido à inexistência de gabinete e de botões no monitor, entre elas o ajuste do brilho da tela. Nesse texto, você irá aprender como clarear a tela de seu monitor.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ajuste o brilho da tela com o teclado. Como a tendência dos notebooks é cada vez se tornarem mais leves e menores, seus teclados também acompanham essa ideia, tendo teclas atalho, das quais servem para modificar o voluem, abrir redes sem fio, etc. A tecla Fn – geralmente de cor diferente – é usada para ativação desses teclas atalho. O manual do usuário é altamente indicado para essas operações, uma vez que não existe teclas atalho padronizadas no Brasil, podendo estar em qualquer lugar do teclado.

  2. 2

    Pressione a tecla Fn mais tecla de ajuste de brilho.Para clarear a tela do notebook, segure a tecla Fn (ou outra tecla para atalho, indicada no manual do usuário do notebook) e, em seguida, pressione a tecla referente ao aumento do brilho. Frequentemente a tecla que clareia a tela do notebook possui um símbolo referente à luz – um sol ou uma lâmpada. Aumentar o brilho já clareia a tela, mas para melhorar a visualização, ajuste também o nível de nitidez da tela.

  3. 3

    Ajuste o brilho da tela pelo Painel de Controle. Existe a possibilidade de clarear a tela do notebook pelo Painel de Controle da máquina. No Painel existem configurações básicas até mais avançadas para o funcionamento e otimização do notebook. A opção de clarear a tela pode variar muito de posição, dependendo do sistema operacional utilizado. Um caminho genérico para essa opção é acessar o menu Aparência, dentro do Painel de Controle, logo após escolher a opção Vídeo. Nessa listagem de configurações do vídeo certamente estará a opção Ajuste de brilho. Caso não encontre, busque ajuda no site do sistema operacional.

Dicas e AVISOS
  • Algumas marcas de notebook oferecem o serviço de economia de bateria, onde o ajuste do brilho de tela é automático, a fim de maximizar o tempo de utilidade da bateria.
  • Telas muito claras e com muito brilho podem causar dor de cabeça e ardência nos olhos.
Comentários
blog comments powered by Disqus