» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como coalhar o leite

Como coalhar o leite

Galeria
Como coalhar o leite

O leite é a bebida que mais oferece nutrientes saudáveis para o organismo humano entre eles o cálcio, que auxilia no crescimento e desenvolvimento dos ossos. Tomar leite diariamente faz bem para as pessoas de todas as idades desde as crianças até os idosos.

O leite pode ser consumido de diferentes maneiras através dos seus derivados como o iogurte, queijo, requeijão, mas, segundo os nutricionistas, a melhor forma de se tirar proveito de todos os benefícios que o leite tem a oferecer é consumi-lo puro ou em forma de coalhada.

Abaixo acompanhe o passo a passo de como coalhar o leite.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Há várias técnicas para e coalhar o leite. A primeira consiste em colocar o leite em um recipiente aberto e deixá-lo em repouso em algum lugar que não seja a geladeira (importante ressaltar que o pote onde está o leite não deve ser tampado), pois é o ar e os fungos que entrarem em contato com o líquido que farão com que ele coalhe dentre algumas horas.

    Conforme a consistência do coalho de leite que a pessoa deseja é o tempo que ele deve ficar guardado. Para ficar praticamente uma massa bem firme o leite deve ficar destampado por mais de um dia. Porém tome cuidado para deixar o recipiente longe dos insetos como, por exemplo, as moscas. O ideal é cobrir o pote somente com um pano de louça bem fininho que permita a entrada do ar.

  2. 2

    A segunda possibilidade é a de coalhar o leite usando o limão. Pegue a quantidade de leite que deseja, despeje em um recipiente e esprema algumas gotas de limão. Deixe o recipiente fora da geladeira para que o ácido e o calor possam coalhar o leite mais depressa. Neste processo será possível obter a coalhada de uma maneira mais eficiente com pelos 12 horas de um dia para o outro.

  3. 3

    Por último, coalhe o leite usando vinagre, que possui a mesma acidez do limão e por isso ajuda a modificá-lo em pouco tempo. Neste caso usa-se leite integral. Pegue uma panela e despeje o leite levando ao fogo brando, mexa um pouco e depois acrescente meia xícara de vinagre branco e continue mexendo para que o leite não crie nata. Ferva todo o leite até que comece a coalhar, quando o líquido já estiver bem consistente desligue o fogo. Coloque a coalhada sobre um pano de louça limpo e tampe apertando para retirar todo o líquido. Após todo esse processo deve ser armazenado em um lugar arejado, mas não na geladeira.

Dicas e AVISOS
  • Para coalhar o leite nunca guarde na geladeira.
  • Cuidado para não se queimar na hora de mexer o leite até coalhar.
Comentários
blog comments powered by Disqus