» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como cobrar por telefone

Como cobrar por telefone

Galeria
Como cobrar por telefone

Um dos aspectos mais difíceis de administrar um negócio é recolher o dinheiro que te devem. Às vezes, a tarefa é relativamente fácil. Outras vezes, você tem que ser persistente com pagamentos lentos ou clientes que não pagam.

Para coletar os débitos com êxito através do telefone, você precisará estar familiarizado com as leis. Você também precisa saber como usar o tato e cortesia comum para manter-se profissional.



Confira a seguir, passo a passo tudo o que precisa saber sobre como cobrar por telefone.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Leia mais informações de cada devedor antes de ligar. Dessa forma, os detalhes estarão frescos em sua mente. Mantenha as informações da conta do devedor na frente de você para que possa consultar e fazer anotações durante a chamada.

  2. 2

    Respire fundo e limpe sua mente de outras coisas. Se você já teve um dia ruim, não deixe os problemas pessoais afetar o telefonema. Para cobrar dívidas por telefone, você precisa manter uma atitude profissional. Não use palavrões e não perca a calma ou levante a sua voz.

  3. 3

    Ao fazer telefonema para o devedor, certifique-se de contatar a pessoa certa antes de começar a conversa. Se você estiver chamando um dono de negócio, não se confunda; determine quem é pagador responsável e fale somente com ele.

  4. 4

    Identifique-se (ou sua empresa) e fale para o devedor porque está ligando. Mantenha-se focado em seu objetivo: está ligando para cobrar a dívida. Se o devedor tentar tirá-lo do assunto, lembre-se de levar a conversa de volta para a dívida.

  5. 5

    Termine a chamada com uma data exata de quando você pode esperar o pagamento da dívida. Se o devedor alega que ele não pode pagar o valor integral, sugira um plano de pagamento com várias parcelas e adicione juros. Descubra quanto ele pode pagar e em quantas vezes, até que a dívida seja totalmente paga.

    Faça anotações para que você possa consultá-lo posteriormente e certifique-se de que o devedor pague conforme o acordado.

  6. 6

    Muitas vezes a persistência compensa. Se você não conseguir falar com o devedor pela primeira vez, continue ligando até você conseguir. Para manter o telefonema com o propósito certo, faça-o ser mais breve possível. Para permitir que o devedor saiba que você está atento ao calendário, você pode chamá-lo no telefone um ou dois dias antes do vencimento do pagamento.

  7. 7

    Sob pena de lei, você não pode ameaçar ou assediar um devedor, não importa o quanto ele te deve.

Comentários
blog comments powered by Disqus