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Como cobrar um cliente

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Como cobrar um cliente

Nada mais desconfortável do que vender algo e não receber por isso, não é mesmo? O número de inadimplentes no país tem crescido consideravelmente.
O mercado financeiro se abala com isso, mas quem sofre, principalmente, é o vendedor. Sofre por não receber o dinheiro previsto e por ter que executar mais uma cobrança. O que causa um tremendo desconforto para credor e devedor.
Mas então, como cobrar clientes sem ter quer fazer dessa situação algo tão incômodo? Como abordar de maneira eficaz e capaz de obter o resultado alcançado?
Confira as dicas abaixo e corra para o sucesso nos negócios:

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    1) Dialogue com o cliente. Procure saber as reais razões que levaram o cliente ao atraso da conta em questão. Deixe-o falar e se explicar sem que você faça interrupções. Nessas situações é sempre melhor falar menos e ouvir mais. Inicie a conversa perguntando como ele está e depois, sutilmente, toque no assunto do débito.

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    2) Faça uma proposta interessante ao devedor. Não basta somente requerer o pagamento da dívida. É necessário propor ao cliente um acordo que também se enquadre com as necessidades dele. Ofereça por exemplo maior prazo para o pagamento, aumento do número de parcelas ou até uma considerável redução na taxa de juros.

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    3) Tenha um foco. Não deixe o assunto tomar outra proporção, fugindo do rumo. Muitas vezes, o vendedor fica tão sem graça que acaba terminando a conversa sem antes falar sobre a dívida. Por isso, objetividade é essencial.

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    4) Não deixe de elogiar o cliente. Mesmo que aparentemente a situação seja um tanto quanto desfavorável para fazer isso, relate as qualidades do cliente. Diga a ele que o mesmo é um excelente cliente, que sua empresa tem o prazer de fazer negócios com ele e que você está disposto a resolver o problema da melhor forma possível, a fim de não perdê-lo na sua lista de melhores clientes. Faça-o se sentir importante.

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    5) Nunca perca a calma. Mesmo que você acabe se deparando com um cliente agressivo, mantenha-se firme e educado. Não parta para uma postura arrogante. Se for necessário, deixe para terminar a conversa em outro momento.

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    6) Tome cuidado ao conversar com o cliente. Não faça uma cobrança em tom de voz alta, agressiva, fazendo ameaças ou na presença de outras pessoas. Seja o mais discreto possível. O inadimplente jamais deverá ser exposto a uma situação vexatória. O próprio Código de Defesa do Consumidor condena esse tipo de cobrança.

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    7) Seja persistente. Vá atrás do inadimplente quantas vezes julgar necessário. Apenas depois ter a convicção de que o mesmo não possui interesse em acertar a dívida, procure seus direitos legais. Notifique-o através de um documento oficial de cobrança débito. Todavia, nunca deixe de correr atrás do que é seu por direito.

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