» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como cobrar uma divida

Como cobrar uma divida

Galeria
Como cobrar uma divida

Você emprestou dinheiro para um amigo, confiando que iria pagar de volta, mas ele não pagou. Se a dívida está muito tempo atrasada e seu amigo ainda não conversou com você sobre isso, reconheça que ele não é mais seu amigo.

Você fez-lhe um favor e ele não cumpriu a parte dele no trato. Fique calmo, mas determinado a obter o dinheiro de volta. Siga instruções passo a passo em como cobrar um dívida.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Reconheça os fatos. Tenha a dívida da pessoa "sentada em sua frente". Faça uma lista que mostre o montante devido e para quais bens e serviços. Muitas vezes, você precisará consultar informações específicas durante a cobrança da dívida.

  2. 2

    Mantenha o seu profissionalismo. Não há nada pessoal sobre cobrar uma dívida, mesmo se é um empréstimo feito a um amigo. Poucas coisas são tão estritamente negócios como a cobrar uma dívida. Mantenha a calma e nunca, nunca recorra ao assédio moral.

  3. 3

    Comunique-se em ambas as direções. Faça perguntas ao seu devedor. Descubra por que ele ainda não lhe pagou. E, acima de tudo, ouça-o quando responder. P

    articularmente durante épocas econômicas apertadas, as "desculpas" que o devedor dá podem ser totalmente legítimas.

  4. 4

    Discuta um plano de pagamento mensal, em caso o devedor não possa pagar o valor total. O plano deve especificar datas e valores, além de ser passado por escrito para que não haja nenhuma confusão.

    Você talvez queira evitar multas e juros, pois isso pode fazer com que seja ainda mais difícil obter o seu dinheiro de volta.

  5. 5

    Pense sobre uma troca, se a pessoa quer pagar mas não pode. Considere a possibilidade de permitir que a pessoa o ajude com tarefas de jardinagem ou outras tarefas, até que a dívida seja paga.

  6. 6

    Use um serviço de cobrança. Se você tem algo por escrito, o serviço pode cobrar a dívida para você. Isso ajudará o devedor saber que a coisa é séria, e será mais fácil encorajá-lo a saldar a dívida e evitar uma audiência.

  7. 7

    Pague para ter um advogado local enviar uma carta exigindo o reembolso dos fundos em uma data específica para a pessoa.

  8. 8

    Faça a documentação necessária para levar o caso ao Tribunal de Pequenas Causas, se você tem termos por escrito. Isto vai incentivar a pessoa a pagar antes da audiência no Tribunal.

Dicas e AVISOS
  • Prepare-se para a próxima vez: antes de emprestar dinheiro, fale para a pessoa assinar um contrato escrito, descrevendo o montante emprestado e a esperada data de pagamento.
Comentários
blog comments powered by Disqus