» Casa » Jardinagem » Como colar tecido em madeira

Como colar tecido em madeira

Galeria
Como colar tecido em madeira

A madeira é um material com utilidades infinitas, mas a sua aplicação mais conhecida é a fabricação de móveis. Apesar de ser mais difícil do que nos tempos antigos, tanto pela escasses de material quanto pela consciência ecológica da sociedade e dos fabricantes, ainda se encontram no mercado bons móveis de madeira legítima a preços interessantes.

Um exemplo disso são os brechós de mobilia antiga. Nesses locais é possivel comprar peças fora de linha, mas de bom material e, até mesmo, artigos clássicos como móveis pé de palito das décadas de 1950 e 1960. Apesar das vantagens, muitos têm receio de comprar móveis tão antigos por conta da falta de garantia. Em alguns casos, existem até mesmo pessoas que têm móveis assim em nossa casa, mas acabam se desfazendo deles porque estão arranhados ou com outro tipo de falha em seu revestimento. A colagem no tecido na madeira é uma ótima solução para esconder esses pequenos problemas. A peça trabalhada fica moderna e de bom gosto. Pode ser combinada com outros elementos da decoração do espaço, se for aplicado um tecido neutro ou até mesmo se tornar o ponto forte de um ambiente sem graça.

Caixinhas de MDF, molduras de quadros ou qualquer outro objeto de madeira também pode ser decorados dessa forma. A aplicação da técnica, além de atribuir um charme todo especial, é uma atitude ecológica, pois um objeto que, provavelmente, seria descartado é reaproveitado. Sem falar nos retalhos de tecido que podem ser reciclados conferindo um efeito alegre. Para quem gosta de colocar a mão na massa, esta é uma ótima oportunidade de aprender algo novo e que irá dar uma nova cara para sua casa e quem sabe, até mesmo, passar a trabalhar com uma novo técnica que poderá ser aplicada no seu ofício do artesanato.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Estilete
  • Água
  • Tecido
  • Pincel
  • Cola branca
  1. 1

    Antes de revestir a superfície de madeira colando o tecido desejado, limpe com um pano úmido o móvel, caixa, moldura, etc. Após o processo, repita o processo com um pano seco a fim de retirar todos os resíduos da madeira. No caso da madeira estar muito danificada, passe uma lixa não muito grossa. Se tiver buracos ou irregularidades que a lixa não possa sanar, aplique um pouco de massa corrida para madeira no local, espere secar e lixe para nivelar.

  2. 2

    Quando a madeira estiver preparada, aplique uma mistura que deve estar na proporção 2/3 de cola para 1/3 de água. Logo em seguida, cole o tecido que deve ser cortado anteriormente com sobras para uma possível margem de erros.

  3. 3

    Aplique mais uma camada, com o pincel, sobre o tecido e espere secar. Utilize um estilete para ajustar as pontas que sobrarem.

Comentários
blog comments powered by Disqus