» Dinheiro » Como Colocar as Contas em Dia

Como Colocar as Contas em Dia

Galeria
Como colocar as contas em dia

O que não falta para o brasileiro é conta para pagar. Telefone, internet, aluguel, conta de energia, fatura do cartão de crédito... São inúmeras contas que chegam pelos Correios.
As vezes as contas são tantas que muitas pessoas acabam se enrolando e fazendo mais dividas do que podem pagar. Entrar na inadimplência gera muita dor de cabeça, como o registro do nome em órgãos como SPC e SERASA.
Mas para que você não tenha preocupações, confira essas dicas de como colocar as contas em dia:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece fazendo a organização de suas dividas. Anote tudo em um papel de caderno. Não deixe nada de fora, até mesmo uma pequena divida deve ser anotada.
    Coloque também as datas dos vencimentos. Ao terminar a sua lista, você terá a noção exata do que deve, pode ser que o valor não seja tão alto quanto se imaginava.
    Pague primeiro as contas que geram juros e multas depois do vencimento. Quanto mais cedo você pagar, menos dinheiro perderá.
    Se houver possibilidades, negocie sua divida, até que você consiga um valor que seja possível fazer o pagamento mensalmente.

  2. 2

    Essa é uma dica simples que todo mundo diz, mas sempre é bom lembrar, pague suas contas primeiro para depois gastar com diversão.
    Uma conta é um compromisso, e como tal, deve ser comprido. Querer bancar o esperto e deixar a conta para depois sempre acaba em dor de cabeça.
    Há uma porção de contas que você pode colocar no débito automático, facilitando em muito a sua vida. Contas de luz, telefone, cartão de crédito e conta de luz podem ser colocadas no débito automático.
    Mas é claro que você também não pode se esquecer de deixar o dinheiro necessário na conta para não entrar no limite do cheque especial.

  3. 3

    Para manter as contas em dia, lembre-se daquele velho conselho, não gaste mais do que você ganha. Pode até parecer fácil, mas existem muitas pessoas que teimam em gastar mais que o salário.
    Seja responsável com o seu cronograma de pagamentos. Quando receber o salário, separe o dinheiro certinho para cada conta. Use um clips para anexar o dinheiro ao papel da fatura.
    Pague suas contas antes mesmo da data de vencimento. Se você tem o dinheiro em mãos, pra que esperar a data de vencimento? Você vai ter que pagar de um jeito ou de outro, melhor que seja antes.

Dicas e AVISOS
  • Não faça financiamentos para quitar dividas.
  • Para você que usa smartphone, baixe um aplicativo de controle financeiro. Para quem usa computador é muito fácil encontrar softwares gratuitos para essa finalidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus